Início » Secretaria de Educação assina convênio com Detran/SP para o programa “Educação Viária é Vital”

A Secretaria de Educação de Poá assinou o convênio com o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran) para participar do programa “Educação Viária é Vital”, realizada em parceria com a Fundación MAPFRE. O evento foi realizado no auditório do órgão, em São Paulo, e contou com a presença do presidente do Departamento, Neto Mascellani. O município de Poá foi representado pela chefe da pasta, Simone Lacerda.

O projeto atua diretamente com os educadores da rede municipal e tem como objetivo fomentar a realização de projetos nas escolas que favoreçam práticas de convivência harmoniosa no trânsito. A missão é reduzir os índices de acidentes de trânsito por meio de ações educativas que priorizem a adoção de comportamentos básicos para um deslocamento seguro, de maneira que crianças e adolescentes possam adquirir hábitos que contribuam para a formação de cidadãos mais atentos, conscientes e respeitosos em relação à segurança viária.

O programa “Educação Viária é Vital” objetiva favorecer a adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias na circulação destes alunos nos espaços da escola, da comunidade e na cidade, além de dar visibilidade a projetos escolares que se destaquem na implementação de ações educativas sobre a circulação viária.

“Por meio do programa, vamos envolver os alunos em observação, análise e crítica das condições de circulação dentro da escola, nos bairro e na cidade, além de promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentro e fora da escola”, afirmou Simone.

Segundo a secretária, os educadores como, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de instituições de ensino da pré-escola e ensino fundamental são o público-alvo do programa que oferecerá capacitação presencial e à distância de profissionais de educação da rede municipal de ensino para o desenvolvimento de projetos educacionais, totalizando 40 horas de capacitação, além do desenvolvimento prático dos projetos educacionais, em conjunto com os alunos.

“É um convênio que não prevê repasse de recursos financeiros e, sim a capacitação dos educadores com o objetivo de promover ações em prol de um trânsito mais harmonioso e seguro para todos”, finalizou Simone.

As datas das capacitações serão definidas conforme disponibilidade da Detran/Fundácion MAPFRE e dos participantes do município, porém o cronograma prevê três fases:  Capacitação; Desenvolvimento e Avaliação dos Projetos; Encontro e Premiação Nacional.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá