Início » Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social apresenta nova gestora do Albergue para vereadores

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá, Patrícia Batista, esteve na manhã desta quinta-feira (27/05) no Albergue Municipal para apresentar aos vereadores Patrícia Bin de Sousa Sanches e Lucas Alves Ferrari, a equipe da Associação Afro-brasileira Nossa Senhora Aparecida. A entidade é a nova gestora do espaço, que é voltado para o acolhimento de pessoas em situação de rua. Os legisladores que estiveram no local representando a Casa de Leis poaense, também receberam a informação de que a alteração na gestão do abrigo resultou em uma economia de 26 mil por mês aos cofres públicos, ou seja, um total de R$ 312 mil ao ano.

A reunião também contou com a presença da coordenadora do Albergue, Flavia Cristina; da assistente social Meire Costa; da educadora social, Val Izidora e da gestora da parceria entre a entidade e a administração municipal, Marineide Lourenço. Na ocasião, foi apresentado aos legisladores todo serviço realizado no local que, atualmente, conta com 25 vagas para homens e 5 para mulheres. Além dos serviços, também foi repassado aos vereadores os valores dos contratos referentes à gestão do local que passou de R$ 54 mil por mês para R$ 28 mil mensais.

“Realizamos um trabalho muito humanizado, desde a abordagem social quando vamos às ruas oferecer abrigo e orientar essas pessoas em situação de rua, até a recepção no Albergue, onde oferecemos banho, alimentação (café da manhã, almoço e jantar), oficinas de artesanato, horta, cabeleireiro e autoscuidados, bem como orientações sobre como se cuidar nesta pandemia. Em muitos casos, é possível que eles reconquistem a autoconfiança e até a autonomia, oferecendo ainda auxílio com encaminhamentos para o mercado de trabalho”, destacou a coordenadora.

Segundo a secretária, a mudança na gestão do Albergue foi muito importante, porque mesmo proporcionando economia para a municipalidade, todos os serviços foram mantidos. “Eles fazem o chamado ‘resgate social e familiar’ para reintegrá-los à sociedade e, em casos de dependência química e transtornos mentais, os mesmos são encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município.”, destacou. O Albergue Municipal está localizado na rua Vicente Guida, 153, na Vila Açoreana, com funcionamento 24 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá