Início » Secretaria da Saúde realiza reunião com servidores e sindicato

Secretaria da Saúde realiza reunião com servidores e sindicato

A secretária de Saúde de Poá, Claudia Cristina de Deus, realizou nesta quinta-feira (29/07), uma reunião com servidores municipais de cada setor do Hospital Municipal Doutor Guido Guida. O encontro que contou com a presença do vereador Roberto de Melo Vieira e da representante do Sindicado dos Servidores da Saúde (SindSaúde), Kátia Aparecida dos Santos, teve como pauta diversos assuntos internos e as futuras ações da pasta.

De acordo a secretária, uma servidora solicitou a reunião com a presença do vereador, para esclarecimento de alguns temas relacionados ao hospital. “Estou sempre à disposição dos servidores. Quando recebi o pedido, convoquei a presença do SindSaúde e dos representantes de cada setor para fazer uma discussão mais ampla, ouvindo as demandas e eliminando dúvidas”, destacou a chefe da pasta.

Antes do início da reunião, foi realizada a apresentação do momento financeiro da Administração Municipal, assim como da Secretaria de Saúde para que todos os presentes tivessem as informações atualizadas. “Passar esses números é importante, pois assim todos têm a noção exata do tamanho do problema que estamos enfrentando. Com base nesses dados, podemos afirmar que, por exemplo, desde 2016 não se faz Saúde em Poá com menos de R$ 93 milhões por ano e, até junho de 2021, a Prefeitura já investiu cerca de R$ 44 milhões, ou seja, se duplicarmos esse valor para o 2º semestre, por exemplo, não chegaremos ao valor que precisa para uma boa qualidade no atendimento, por causa da crise financeira”, ressaltou Claudia.

A secretária também se colocou à disposição para, em breve, discutir junto aos servidores a possibilidade de implementar melhorias para os os servidores do hospital. “Essa é uma questão que já faz parte dos meus planos e do meu desejo também, mas precisamos aguardar mais um pouco. Infelizmente o momento não permite, além da pandemia, o Guido Guida está passando por mudanças e, posteriormente, vamos sentar para viabilizar esse tema”, disse.

FUTURO

Durante a reunião, a secretária aproveitou para abordar a questão da mudança do hospital para Pronto Atendimento 24 Horas. “Os problemas financeiros e de RH (Recursos Humanos) não permitem mais que o hospital permaneça como está. Ficamos em uma situação de ter que buscar uma saída rápido ou fecharíamos o Guido Guida. Optamos pela mudança para Pronto Atendimento 24 Horas com o objetivo de não deixar a população desamparada e, ao mesmo tempo, proporcionar a economia necessária para os cofres municipais”, explicou.

A responsável pela pasta enfatizou ao final da reunião que, antes de ser secretária, ela também é servidora municipal concursada e que jamais atuaria contra a sua classe. “Estou à frente da Secretaria e o meu papel também é lutar por melhorias para todos. É importante que os servidores entendam a situação e acreditem que estou fazendo o melhor para que, em breve, possamos colocar a ‘casa em ordem’ e manter o Guido Guida em funcionamento pela população e pelos funcionários, já que a unidade também pertence a cada um dos servidores que tanto se dedicam ao trabalho”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá