Início » Secretaria da Mulher realiza evento em comemoração ao Mês da Consciência Negra nesta quarta-feira

Secretaria da Mulher realiza evento em comemoração ao Mês da Consciência Negra nesta quarta-feira

by Secretaria de Comunicação Secom

“Entra na Roda” contou com rodas de conversa, de dança, além de oficina para confecção das bonecas Abayomi

A Secretaria da Mulher de Poá realizou nesta quarta-feira (30/11), o evento “Entra na Roda”, em comemoração ao Mês da Consciência Negra. O encontro realizado, das 9 às 15 horas, na sede da Secretaria de Turismo, nas dependências da Praça da Bíblia, contou com rodas de conversa, de dança circular, além de oficina para confecção das bonecas Abayomi.

A iniciativa teve como tema central o combate à violência contra a mulher negra. Durante a roda de conversa, ministrada pelo professor e orientador social, Filipi Lima, foram discutidos tema como gênero, masculinidade, violência contra a mulher, além dos relatos pessoais das participantes da roda.

A roda de dança circular, comandada pela professora, Fabiana Santana, agitou as mulheres que compareceram ao evento. As rodas de danças circulares têm como foco realizar a integração do grupo e o fortalecimento de valores e do sentimento de pertencimento.

Para encerrar o evento, a professora Cida Barreto realizou uma oficina de confecção das bonecas Abayomi, que se tornaram símbolo de resistência durante os anos escravistas, quando as mães negras acalentavam seus filhos confeccionando as bonecas, durante o transporte de escravos nos navios negreiros.

“Foi um dia muito especial para todos que prestigiaram o nosso evento na sede da Secretaria de Turismo. O evento foi importante para que pudéssemos debater e discutir sobre temas delicados, porém, fundamentais para nós mulheres, que ainda vivemos em uma sociedade preconceituosa e machista”, disse a secretária da Mulher, Maria das Graças Chaia Marques.

FOTOS: Divulgação