Início » Prefeitura de Poá realiza campanha anual “Fique Sabendo” nas UBS’S e estações da CPTM do município

Na ação serão oferecidos aos munícipes testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de kits de prevenção e orientação para IST’s

A Prefeitura de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, órgão pertencente à Secretaria de Saúde, irá realizar a Campanha “Fique Sabendo”. A iniciativa prevê a intensificação de testagem de HIV e Sífilis, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), entre o período de 1º a 7 de dezembro (com exceção do final de semana), bem como ações pontuais, nesta quinta-feira (01/12), e na próxima quarta-feira (07/12), das 17 às 21 horas, nas estações da CPTM de Poá e de Calmon Viana, respectivamente.

A ação é promovida em todo o Estado, em virtude do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado todo dia 1º de dezembro. Em todos os locais de campanha serão oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de kits de prevenção e orientação para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

De acordo com o responsável pelo Departamento, Leonardo Barbosa Garcia, a Campanha “Fique Sabendo” tem como objetivo orientar os munícipes sobre como se prevenir e tratar as infecções. “Nessa ação estaremos distribuindo kits de prevenção e orientação para direcionar e, principalmente, informar sobre as causas e consequências desses vírus no nosso organismo, para que assim o paciente possa procurar o devido tratamento”, completa.

“Dezembro é o nosso período de intensificação dos testes para (IST’s), onde esperamos atingir o maior público possível. Identificar com antecedência as infecções é primordial, pois quanto mais cedo se inicia uma intervenção adequada, melhor  é o prognóstico de recuperação desse paciente”, afirma o Secretário de Saúde de Poá, Alexandre Provisor.

A campanha anual “Fique Sabendo” é realizada nesta quinta-feira (01/12) na estação da CPTM de Poá (Centro) e na próxima quarta-feira (07/12) na estação da CPTM de Calmon Viana (Centro), ambas das 17 às 21 horas, e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município entre o período de 1º a 7 de dezembro, das 7 às 16 horas, com exceção da (UBS) Doutor Cypriano Oswaldo Mônaco (Jardim Nova Poá) que atende das 7 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4636-4369, do Departamento de Vigilância em Saúde de Poá.

FOTOS: Ronaldo Andrade/Arquivo Secom Poá