Início » Poá supera números do ano passado na geração de empregos, segundo dados do Caged

Poá supera números do ano passado na geração de empregos, segundo dados do Caged

by Secretaria de Comunicação Secom

De janeiro a outubro já são mais de 13,2 mil novos registros em carteira, contra 12.991 de todo o ano de 2021

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, aponta que de janeiro a outubro Poá já superou os números de 2021 na geração de empregos. Além disso, foi o 4º no Alto Tietê em contratação com registro em carteira e em saldo positivo na geração de emprego em 2022. De janeiro a outubro deste ano, o município já abriu 13.293 novas vagas de emprego e registrou 11.558 baixas, resultando em um saldo de 1.735 vagas.

O total de 13.293 já superou os dados de 2021, que foi de 12.991 novos empregos gerados. Somente no mês de outubro, o município registrou a abertura de 1.173 cargos com carteira assinada, 1.072 baixas e 101 vagas de saldo positivo. Com a divulgação dos dados feitos pelo Caged, o município poaense fica atrás apenas das cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos.

Os setores responsáveis por este saldo positivo, segundo o Caged, foram o de Serviços com 706 admissões, seguido por Comércio com 189 contratações, Indústria com 188 novas vagas e Construção com 90 novas vagas.

“O governo não tem a responsabilidade de abrir vagas de emprego, mas sim de incentivar a iniciativa privada, por meio de ações. Ao longo de nossa gestão temos disponibilizado cursos e capacitações para empresários e comerciantes da cidade em parceria com o Sebrae, com a finalidade de fomentar o desenvolvimento do setor privado e a geração de empregos para o município”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio, Empregos e Relações do Trabalho, Alcides Leme da Silva Junior.

Por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a Administração Municipal também realiza a intermediação entre as empresas e os munícipes que se encontram fora do mercado de trabalho, com o objetivo de auxiliar as empresas na busca pela mão-de-obra qualificada e aos cidadãos que procuram ocupação profissional.

O atendimento do PAT é realizado no Núcleo de Atendimento à População (NAP), localizado na rua Vinte e Seis de Março, 72, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os munícipes interessados em se candidatar para futuras vagas, devem acessar o aplicativo SINE FÁCIL e, para atendimento no Posto, os candidatos devem realizar agendamento prévio pelo site pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT/. É preciso apresentar RG, CPF e a carteira de trabalho física ou digital.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Arquivo Secom Poá