Início » Secretaria de Obras Públicas realiza a 1ª audiência pública do Plano Diretor nesta 4ª

Encontro foi na Câmara Municipal para apresentar as propostas sobre o tema e iniciar a discussão do projeto com os parlamentares e a sociedade civil

A Secretaria de Obras Públicas, Planejamento, Orçamento e Habitação de Interesse Social de Poá realizou nesta quarta-feira (30/11), às 18 horas, a 1ª Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor e de Lei de Zoneamento, na Câmara Municipal. O encontro teve como principal objetivo apresentar a introdução aos serviços deste tema e promover a discussão do projeto com os parlamentares e a sociedade civil.

Na ocasião, o secretário da Pasta Ricardo Leão e o representante da empresa Formatto, Raphael Bischof dos Santos, responsável pela elaboração do plano juntamente com a secretaria, apresentaram as principais questões que envolvem o Plano Diretor e explanou as dúvidas dos vereadores e dos munícipes presentes.

“Hoje levamos o tema ao conhecimento público com a apresentação do que é o Plano Diretor e suas propostas e iniciamos a fase de discussão. Além desse encontro, ainda teremos mais duas audiências para concluirmos a minuta de lei que será encaminhada para a aprovação da Câmara, posteriormente”, explicou.

O Plano Diretor define as leis que estruturam a Política Urbana do município e tem por objetivo orientar o desenvolvimento urbano sustentável da cidade, além de garantir seu pleno funcionamento e o bem-estar de seus habitantes.

De acordo com a Pasta, o Plano Diretor de Poá teve a sua última atualização em 2006, entretanto, o mesmo precisa ser atualizado a cada 10 anos. Desta forma, nos últimos meses, reuniões técnicas começaram a ser feitas, por representantes dos mais diversos setores da Administração Municipal, no intuito de discutir e apresentar o cronograma e o fluxo de trabalho para a elaboração do novo projeto.

“A cidade necessita dessa revisão visto que o Plano Diretor está desatualizado há 16 anos e segundo porque a cidade está em pleno desenvolvimento e este documento é que dá o norte para as políticas públicas urbanas e tem como objetivo fazer com que esse crescimento se dê de forma organizada”, explanou Ricardo Leão.

Estiveram presentes na audiência pública o Secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Alcides Leme da Silva Júnior, e os vereadores Lucas Ferrari, Rogério Mathias, Fábio Camilo Batista, David de Araújo Campos, Welson Lopes, Saul Souza e as vereadoras Patricia Bin e Jilmara Quirino. Ao final do encontro, os presentes puderam explanar as suas ideias e tirar as dúvidas.

Ainda de acordo com informações da Secretaria, a segunda audiência pública está prevista para o mês de março de 2023 e a terceira em maio de 2023. A Câmara Municipal, local de realização da audiência, está localizada na rua Vereador José Calil, n° 100, Centro.

FOTOS: Tatiane Santos/Secom Poá