Início » Secretaria da Mulher oferece cursos universitários para mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade

A Secretaria da Mulher de Poá abre inscrições nesta quinta-feira (11/03), para o processo seletivo de cursos universitários gratuitos de bacharelado e tecnólogos. O projeto oferece ao todo 29 vagas e é realizado por meio de parcerias com estabelecimentos de Ensino Superior.  As bolsas de estudo serão direcionadas para mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].

Segundo a secretaria, o processo seletivo tem como objetivo, além de comemorar o Dia Internacional da Mulher (08/03), oferecer condições para que as poaenses “quebrem” o ciclo de violência, por meio da Educação e, assim possam reconstruir as suas vidas. “Nosso objetivo é empoderar a mulher e prepará-la para que possa ter um futuro melhor. E o melhor caminho que enxergamos para esse crescimento pessoal é a Educação”, afirmou a titular da pasta, Maria da Graça Chaia Marques.

As interessadas em participar do processo seletivo podem se inscrever, por e-mail, até o dia 26 de março (sexta-feira). É preciso informar nome, RG, endereço e número do cartão NIS (Cadastro Único), além de enviar uma redação com o tema “A violência Contra A Mulher Na Sociedade Brasileira”. “Vale ressaltar que as vagas são destinadas para mulheres de baixa renda, em situação de vulnerabilidade, e que tenham concluído o ensino médio em escola pública”, reforçou a secretária. As candidatas aprovadas deverão comprovar os dados informados por e-mail, no ato da matrícula, que será realizada na própria secretaria, entre os dias 14 e 23 de abril.

Para a realização deste processo seletivo, a secretaria da Mulher firmou parceria com a Universidade Paulista (Unip), Centro Universitário Internacional (Uninter), e a Faculdade Zona Leste (FZL). “A inscrição é gratuita, mas pedimos para quem tiver condições, doar um quilo de alimento não perecível no ato da inscrição. O material arrecadado será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade”, disse Graça Marques.

A parceria com os estabelecimentos de Ensino Superior proporcionou 29 bolsas de estudos para os seguintes cursos: Bacharelado em Administração (5 vagas) e Ciências Contábeis (5 vagas); Tecnólogo (02 anos) em Gestão do RH (5 vagas),  Gestão Comercial (5 vagas), e Gestão Financeira (05 vagas), na Faculdade Zona Leste. Já na Uninter, são duas vagas para cursos de Tecnólogo (2 anos), sendo uma para Gestão de Marketing e uma Gestão de RH; assim como a Unip, que também ofereceu duas vagas de Tecnólogo (02 anos), sendo uma para Gestão de Turismo e outra para Gestão Comercial.

PROCESSO SELETIVO

De acordo com a responsável pela pasta, o processo seletivo será feito com base em uma redação, que será enviada pela candidata com o tema “A violência Contra A Mulher Na Sociedade Brasileira”. “A redação será enviada, por e-mail, junto com a inscrição e o período de análise dos textos, que é de 29/03 a 12/04. No dia seguinte (13/04), será divulgado o resultado no Diário Oficial e na própria secretaria”, finalizou.

“Desde o início, tenho dito que a mulher terá participação e atenção especial neste governo, hoje tenho sete secretárias sendo chefiadas por mulheres e esse projeto vem de encontro com o nosso pensamento. Tenho certeza de que esses cursos proporcionarão uma estrutura de vida melhor para essas mulheres”, enfatizou a prefeita Marcia Bin.

CURSOS E VAGAS

Faculdade Zona Leste – Bacharelado

Administração – 5 vagas

Ciências Contábeis – 5 vagas