Início » Biblioteca Municipal de Poá recebe 42 livros de estudante poaense

Biblioteca Municipal de Poá recebe 42 livros de estudante poaense

A secretaria de Cultura de Poá recebeu a doação de 42 livros para compor o acervo da Biblioteca Municipal, na última sexta-feira (05/03).  A contribuição foi feita pela munícipe Rafaella Encarnação Nogueira, moradora da região central da cidade, com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade e a variedade dos títulos oferecidos pelo espaço ao cidadão.

Segundo o secretário de Cultura, Ariel Borges, a atitude da estudante de Lazer e Turismo da Universidade de São Paulo (USP) foi uma grata surpresa. “Recebemos o contato da Rafaella, que nos informou sobre a intenção de doar os livros e ficamos muito felizes com a iniciativa dela. São 42 títulos que farão parte do nosso acervo, mas o mais gratificante foi o ato de amor pelo próximo, da preocupação dela na formação das futuras gerações”, afirmou.

O chefe da pasta conta que a Biblioteca Municipal é prioridade da gestão da prefeita Marcia Bin, tanto que, em breve, haverá novidades com a sua nova sede no Teatro Municipal. “Encorajamos todos para que façam doações, assim como foi feito pela Rafaella, e para que torçam pela cultura aqui da nossa cidade”, destacou.

A estudante que já utilizou a biblioteca há alguns anos, ficou feliz em saber que a secretaria de Cultura pretende levar todo o acervo para o Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”. “Acho bom essa mudança da biblioteca para o prédio do Teatro Municipal, pois irá aproveitar muito bem o espaço cultural que lá possui”, disse Rafaella.

Os interessados em realizar doações para o acervo da Biblioteca Municipal devem entrar em contato com a secretaria de Cultura pelo e-mail ‘[email protected]’.

Acervo

O acervo municipal conta com mais de cinco mil títulos que, até março de 2020, estava à disposição da população para leitura, porém, o serviço foi suspenso em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em fevereiro deste ano, por meio de uma solicitação feita pela secretaria junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (Siseb), o acervo municipal recebeu a doação de aproximadamente 200 livros. “Esse pedido pode ser renovado a cada seis meses. Queremos dar vida e conteúdo a nossa biblioteca, e por isso agradeço essa atitude tão bonita da Rafaella”, finalizou o secretário.

O projeto da secretaria de Cultura é transferir a biblioteca para o Teatro Municipal e potencializar a capacidade cultural do prédio. “Queremos transformar esse espaço em um reduto cultural, com a biblioteca, peças teatrais, e exposições”, finalizou o secretário de Cultura.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá