Início » Secretaria da Mulher de Poá realiza o “Pedágio Agosto Lilás” na próxima 4ª feira

Secretaria da Mulher de Poá realiza o “Pedágio Agosto Lilás” na próxima 4ª feira

by Secretaria de Comunicação Secom

Evento de conscientização sobre a violência contra a Mulher será no dia 31 de agosto (quarta-feira) e oferece informações e esclarecimentos sobre o tema

Em comemoração ao mês de aniversário da Lei Maria da Penha, a Secretaria de Mulher de Poá irá promover o “Pedágio Agosto Lilás”, na próxima quarta-feira (31/08), às 10 horas, no semáforo localizado entre as avenidas Leonor Bolsoni Marques da Silva e Nove de Julho, na região central da cidade. A ação conta com o apoio da equipe da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) e busca conscientizar e elucidar sobre a violência contra a mulher, com orientações e a distribuição de folhetos informativos.

“Recentemente, a Lei Maria da Penha completou 16 anos de existência e a importância dessa medida é imensurável para as mulheres do nosso País que sofrem com a violência. Em Poá, por exemplo, contamos com a chamada ‘Sala Rosa’ dentro da Delegacia de Polícia, um ambiente de recepção e acolhimento das vítimas de violência para um atendimento humanizado. O nosso objetivo com o “Pedágio Agosto Lilás” é informar e comunicar sobre os diversos tipos de violência e de como as mulheres podem agir nessa situação”, comentou a secretária da Mulher, Maria da Graça Chaia Marques.

A Lei 11.340/06, mais conhecida como “Lei Maria da Penha”, foi criada em 2006, e tem esse nome devido ao caso de Maria da Penha Fernandes, uma brasileira que sofria constantes agressões do marido e acabou ficando paraplégica. A medida representa um importante avanço na Legislação brasileira para a proteção e resguardo das mulheres contra vários tipos de violência, como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

A Secretaria da Mulher oferece orientações especiais e encaminhamento às vítimas. A pasta está localizada na rua Fernando Pinheiro Franco, nº141, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Denúncias também podem ser feitas pelo número 180, a Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia, a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. Mais informações sobre o tema podem ser obtidas pelo telefone 4639-2044 ou pelo e-mail [email protected].

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá