Início » Secretaria atende vereadores e esclarece dúvidas da Comissão de Saúde

Secretaria atende vereadores e esclarece dúvidas da Comissão de Saúde

Apresentação do plano de reestruturação da Saúde também contou com a presença do Conselho Municipal de Saúde e da entidade Caminho de Damasco

A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Poá atendeu a convocação dos vereadores que compõem a Comissão de Saúde da Casa de Leis, para dar detalhes sobre a reestruturação dos serviços de saúde que são oferecidos à população. As mudanças envolvem o Pronto Atendimento Municipal Guido Guida e a rede básica de saúde, assim como o Centro de Apoio Psicossocial (Caps).

Desde o início do ano, segundo a responsável pela Pasta, Claudia Cristina de Deus, os serviços de Saúde do município passaram por mudanças com a finalidade de ajustar o atendimento à população e, consequentemente, ajudar a Administração Municipal a equilibrar as finanças do município. “Quando assumimos a Secretaria, constatamos que eram pagos, mensalmente, cerca de R$ 1,5 milhão de horas extras. Além de onerar os cofres municipais, encobria outro problema, a falta de RH (Recursos Humanos) em toda a rede”, afirmou.

Esta questão ficou nítida quando as horas extras foram cortadas para conter os custos do município, pois mostrou a falta de médicos e enfermeiros em diversos setores. Desta forma, após meses de estudo, a Secretaria de Saúde finalizou o plano de reestruturação da Saúde que já está em prática e deve ser concluído no início de 2022.

“Estamos em fase final do processo para a contratação de uma Organização Social de Saúde (OSS) para gerir o Pronto Atendimento. Quando concluir este processo, todo o RH do Guido Guida será transferido para a rede básica, assim como para o Caps. Desta forma, teremos o Pronto Atendimento com 100% de serviço e a rede com o RH completo”, destacou a secretária.

Com base nestas mudanças, a Secretaria ainda vai ampliar o horário de atendimento de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para 12 horas, sendo elas: Doutor Cypriano Monaco (Jardim Nova Poá), Wellington Lopes (Jardim América), Tito Fuga (Calmon Viana) e mais uma unidade que está em estudo.

Vale ressaltar que a reestruturação proposta pela Saúde ainda vai proporcionar uma economia de mais de R$ 1,1 milhão por mês. “Toda mudança tem como foco principal manter os serviços existentes e melhorá-los, além de proporcionar economia aos cofres públicos sem prejudicar os munícipes”, finalizou Claudia.

A apresentação do plano de reestruturação contou com a presença dos vereadores Saulo Teixeira Alberto da Costa (presidente da Comissão de Saúde), Diogo Reis da Costa; Fabio Camilo Batista; Jilmara Quirino dos Santos; José Fabricio de Oliveira; Marcio Barbosa Iglesias; Patrícia Bin de Sousa Sanches; Roberto de Melo Vieira e Saul Pereira de Souza, bem como de representantes do Conselho Municipal de Saúde e da Entidade Caminho de Damasco.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti- Secom Poá