Início » Secretaria apresenta dados do 3º quadrimestre de 2021 em audiência pública

Secretaria apresenta dados do 3º quadrimestre de 2021 em audiência pública

Responsável pela pasta da Fazenda destacou como fundamental o trabalho realizado pelas secretarias para fechar o ano com números positivos

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Poá apresentou o balanço do 3º quadrimestre de 2021, durante audiência pública de metas fiscais realizada na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (24/02). Os dados apresentados pela responsável da Pasta, Elisangela Gomes, são considerados positivos e satisfatórios, principalmente, se comparados com a expectativa negativa existente no início do referido exercício.

“Defino como um belo trabalho feito por toda a equipe da administração municipal, independentemente da secretaria, pois foi com muita dedicação e esforço que conseguimos atingir estes resultados positivos”, salientou a secretária.

De acordo com os dados apresentados, o município arrecadou em 2021, R$ 365,3 milhões, sendo que o valor previsto era de R$ 332,2 milhões. “Mesmo iniciando o ano com esta previsão de arrecadação, o cenário era muito negativo, uma vez que estávamos em meio ao período de quarentena ocasionado pela pandemia da Covid-19. A expectativa inicial era de não atingirmos o valor estimado, mas com as medidas adotadas pela administração municipal, bem como a melhoria nas transferências voluntárias, transformaram 2021 em um ano atípico”, destacou Elisangela.

O município investiu 34,32% do orçamento em Saúde, 27,50% na Educação e 82,49% do Fundeb no Magistério, sendo que o mínimo a ser investido nas referidas áreas são 25%, 15% e 70%, respectivamente. A Despesa com Pessoal (folha dos servidores) que estava comprometendo 68% do orçamento no início do ano (14% acima do teto estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal) fechou 2021 em 52,22%.

“Vale ressaltar que apesar dos números positivos apresentados, é necessário manter a cautela para 2022, pois a expectativa é que tenhamos um exercício igual a 2021, nem pior e nem melhor, ou seja, temos que continuar trabalhando com os pés no chão para continuar o trabalho iniciado pela prefeita Marcia Bin, com a finalidade de buscar o equilíbrio financeiro da cidade”, finalizou a secretária.

Participaram da audiência pública os secretários municipais Sergio Ruiz Armiliato (Administração), Marcos Antonio Favaro (Assuntos Jurídicos) e Claudete Canada (Meio Ambiente), além dos vereadores Edevaldo José Gonçalves, Luiz Eduardo Oliveira Alves, Marcio Barbosa Iglesias e Rogério Rodrigues Mathias.

FOTOS: Divulgação – Secom Poá