Início » Secom realiza Pedágio Informativo sobre “Setembro Amarelo” nesta 3ª feira

Secom realiza Pedágio Informativo sobre “Setembro Amarelo” nesta 3ª feira

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Poá tem como finalidade conscientizar as pessoas sobre o suicídio e como ajudar a evitá-lo

A Secretaria de Comunicação Social de Poá realiza, nesta terça-feira (27/09), o “Pedágio Informativo sobre o Setembro Amarelo”, no bairro de Calmon Viana. A iniciativa tem como finalidade conscientizar a população sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. A ação será realizada das 10 às 12 horas, no semáforo localizado na esquina da avenida Brasil com a rua Sete de Setembro.

“Será uma ação simples para chamarmos a atenção dos motoristas e pedestres que passarem pelo local, sobre este tema tão importante. A melhor forma de evitar um suicídio é o diálogo e, por muitas vezes, pessoas que sofrem com depressão, por exemplo, acabam não recebendo a atenção necessária pelo fato da sociedade não saber do quão importante é este acolhimento feito através de conversas”, destacou o responsável pela Pasta e idealizador da ação, Felipe Esteves.

Além de uma faixa em alusão a Campanha, a ação prevê a distribuição de mensagens de incentivo como, por exemplo: “Você só falha quando deixa de tentar”; “Não deixe a amargura do mundo tirar o seu sorriso!”; “Começar é o segredo do sucesso”; “Creia, transforme e confie!”; entre outras.

“Infelizmente os casos de suicídio têm aumentado a cada ano se tornando uma das principais causas de morte entre jovens e adolescentes. Esses números podem ser reduzidos ou evitados de forma considerável se o tema passar a ser abordado de uma forma mais eficaz, constante e direta”, salientou o secretário.

SETEMBRO AMARELO

A campanha “Setembro Amarelo” teve início no Brasil, em 2015, com a finalidade de dedicar as ações para prevenção do suicídio, por meio da conscientização das pessoas sobre o tema e como evitar o seu acontecimento. Através destas ações, busca-se sensibilizar a sociedade e os profissionais da saúde para que se atentem aos sintomas do problema. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

“Vale lembrar que existe o CVV (Centro de Valorização da Vida), uma grande ferramenta que busca promover apoio emocional e evitar os suicídios através de um serviço voluntário onde se atende, via telefone, pessoas que precisam conversar. O telefone para obter esta ajuda é o 188”, finalizou Felipe Esteves.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá