Ação da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Poá tem como finalidade conscientizar as pessoas sobre o suicídio e como ajudar a evitá-lo
A Secretaria de Comunicação Social de Poá realiza, nesta terça-feira (27/09), o “Pedágio Informativo sobre o Setembro Amarelo”, no bairro de Calmon Viana. A iniciativa tem como finalidade conscientizar a população sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. A ação será realizada das 10 às 12 horas, no semáforo localizado na esquina da avenida Brasil com a rua Sete de Setembro.
“Será uma ação simples para chamarmos a atenção dos motoristas e pedestres que passarem pelo local, sobre este tema tão importante. A melhor forma de evitar um suicídio é o diálogo e, por muitas vezes, pessoas que sofrem com depressão, por exemplo, acabam não recebendo a atenção necessária pelo fato da sociedade não saber do quão importante é este acolhimento feito através de conversas”, destacou o responsável pela Pasta e idealizador da ação, Felipe Esteves.
Além de uma faixa em alusão a Campanha, a ação prevê a distribuição de mensagens de incentivo como, por exemplo: “Você só falha quando deixa de tentar”; “Não deixe a amargura do mundo tirar o seu sorriso!”; “Começar é o segredo do sucesso”; “Creia, transforme e confie!”; entre outras.
“Infelizmente os casos de suicídio têm aumentado a cada ano se tornando uma das principais causas de morte entre jovens e adolescentes. Esses números podem ser reduzidos ou evitados de forma considerável se o tema passar a ser abordado de uma forma mais eficaz, constante e direta”, salientou o secretário.
SETEMBRO AMARELO
A campanha “Setembro Amarelo” teve início no Brasil, em 2015, com a finalidade de dedicar as ações para prevenção do suicídio, por meio da conscientização das pessoas sobre o tema e como evitar o seu acontecimento. Através destas ações, busca-se sensibilizar a sociedade e os profissionais da saúde para que se atentem aos sintomas do problema. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
“Vale lembrar que existe o CVV (Centro de Valorização da Vida), uma grande ferramenta que busca promover apoio emocional e evitar os suicídios através de um serviço voluntário onde se atende, via telefone, pessoas que precisam conversar. O telefone para obter esta ajuda é o 188”, finalizou Felipe Esteves.
FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá