Início » Saúde realiza busca ativa de mais de 13 mil poaenses atrasados com a vacinação

Saúde realiza busca ativa de mais de 13 mil poaenses atrasados com a vacinação

by Secretaria de Comunicação Secom

A imunização completa contra o coronavírus só ocorre após a 2ª dose; a aplicação da 3ª dose é importante para reforçar a imunidade

O Departamento de Vigilância em Saúde informou que 13,8 mil pessoas estão em atraso com o esquema vacinal de combate à Covid-19 no município de Poá. A informação foi divulgada pelo diretor do setor, Leonardo Barbosa Garcia, na manhã desta quarta-feira (20/10), com o objetivo de convocar os cidadãos para completar a imunização contra o novo coronavírus.

“Estamos nos baseando no Sistema de Registro de Vacinação de Doses da Vacina contra a Covid-19, que indica que 10.527 pessoas tomaram a primeira dose e não retornaram para completar o esquema vacinal. Já em relação à terceira dose, já são 3.352 pessoas que não compareceram a um dos locais de vacinação para receber o reforço”, destacou o diretor.

Diante deste quadro, o Departamento de Vigilância em Saúde realiza, diariamente, o serviço de busca ativa dos munícipes faltosos, por meio de contato telefônico. “Reforçamos a importância de a população procurar os locais de vacinação da cidade para tomar a segunda dose da vacina, pois a imunidade contra o coronavírus só fica completa após a aplicação da segunda dose. Em relação à aplicação da dose de reforço, existe a preocupação entre os cientistas sobre quanto tempo a imunização contra o vírus permanece após a conclusão do esquema vacinal. Alguns estudos mostram a queda da imunidade gerada pelas vacinas após seis meses, por isso a importância de tomar a terceira dose de reforço”, destacou Leonardo.

A campanha de vacinação no município de Poá, segundo os dados do Departamento, já realizou 162.293 mil aplicações, sendo 90.673 da 1ª dose, 64.449 da 2ª dose, 2.948 de dose única e 4.223 da 3ª dose.

A vacinação em Poá é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Praça da Bíblia (rua Vicente Guida, s/n, Centro), e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270, Vila Pereta), Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146, Centro), Tito Fuga (rua Maria Helena, 159, Calmon Viana), Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223, Jardim Nova Poá), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88, Jardim América), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444, Vila Jaú) e Santa Helena (rua Men de Sá, 560, Jardim Santa Helena), das 9 às 14h30. Todos esses locais de vacinação são destinados para pedestres, ou seja, não há sistema drive-thru.

O Reino da Garotada (rua São Francisco, 168, Biritiba) é utilizado como local de vacinação às sextas-feiras, com drive-thru para os idosos, das 9 às 16 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá