De 23 a 27 de janeiro, equipes do SAE estarão com atividades nas estações de trem de Calmon Viana e Poá, bem como nas UBS’s
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Poá, irá realizar ações referentes ao Janeiro Roxo, que visa à conscientização da Hanseníase. Para tanto, as equipes estarão na próxima semana, nos dias 23 e 27 de janeiro (segunda e sexta-feira), com ação de orientação nas estações de trem de Calmon Viana e Poá, respectivamente, bem como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nas demais datas.
A iniciativa prevê a entrega de panfletos para orientação e conscientização nas estações ferroviárias, das 10 às 15 horas. “Nos outros dias da semana, haverá ações especiais nas UBS’s com abordagem expositiva dos sinais e sintomas, além da distribuição de panfletos aos pacientes em salas de espera”, explanou o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.
A ideia principal é despertar a atenção para esta patologia que ainda é bem ativa no Brasil. A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
Os sintomas da hanseníase são manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, que são pouco visíveis e com limites imprecisos. A doença ainda provoca alteração da sensibilidade no local associado à perda de pêlos e ausência de transpiração. Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.
No caso de suspeita da doença, o munícipe pode procurar qualquer posto de saúde do município ou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Poá para receber o tratamento adequado. O SAE está localizado na rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4636-3875 ou 4639-7204.
FOTOS: Edem Júnior/Arquivo Secom Poá