Início » Guido Guida completa um ano de terceirização com mais de 290 mil atendimentos

Guido Guida completa um ano de terceirização com mais de 290 mil atendimentos

Dado representa a somatória dos atendimentos clínicos e exames realizados neste período; unidade conta, atualmente, com 162 funcionários

O Pronto Atendimento Municipal Guido Guida de Poá completa um ano neste mês de janeiro, sob a gerência da Organização Social Civil (OSC) Instituto Alpha de Medicina para a Saúde. A terceirização, que foi promovida pela Administração Municipal com objetivo de melhorar o atendimento prestado à população e economia aos cofres municipais, contabilizou um total de 173.111 atendimentos clínicos e 119.529 exames, totalizando 292.640 atendimentos em 12 meses.

O balanço foi informado pelo Instituto Alpha que faz a gestão do Pronto Atendimento Municipal desde o dia 20 de janeiro de 2022. Os dados apontam que deste total de atendimentos, foram 88.397 com médico clínico, seguidos de 38.719 (Covid), 42.563 (pediatria), 3.432 (observação), 17.113 (radiografia), 77.836 (exame laboratorial), 20.858 (antígeno Covid) e 3.722 (eletrocardiograma).

“Os números são bastante expressivos e ficamos muito satisfeitos em apresentar esta grande melhora na prestação dos serviços à população. O PA Guido Guida se tornou uma unidade muito procurada tanto pelos munícipes quanto pelas pessoas de fora da cidade também. Foi um ano de intenso trabalho e parabenizo a toda a equipe da OS pelo empenho, dedicação e organização”, enfatizou o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Provisor.

A organização informou ainda que foram realizados 360 plantões médicos por mês, sendo seis médicos por plantão de 12 horas (três médicos clínicos, dois pediatras e um médico na emergência). Ao todo, 162 funcionários trabalham no equipamento de saúde, além de terceirizados.

O atendimento no Guido Guida também foi organizado e acontece da seguinte maneira: o paciente retira a senha no ‘totem’ para ser chamado na recepção, local onde a equipe efetua o cadastro e classifica o paciente e o direciona para triagem onde é feita a Classificação de Risco e, em seguida, é realizado o encaminhamento para o clínico, pediatra ou emergência, de acordo com a necessidade.

A prefeita Marcia Bin ressaltou as melhorias que a gestão trouxe ao município. “A terceirização do Guido Guida é um grande avanço para a Saúde do município, pois o custo para manter este atendimento quando assumimos era de, aproximadamente, R$ 4,5 milhões mensais para os cofres municipais e com a Organização, temos um atendimento de excelência por cerca de R$ 2,5 milhões ao mês, uma economia anual de R$ 24 milhões. Estamos muito felizes com o resultado desta medida” enfatizou a prefeita Marcia Bin.

Prédio

Com a terceirização, o prédio recebeu diversas intervenções a fim de melhorar o conforto e o atendimento aos munícipes. Foram realizados a adequação da fiação, quadros, tomadas e réguas de energia; conserto e manutenção preventiva do gerador de energia e do sistema de gases; reestruturação da rede de computadores e instalação do sistema de ramal interno e câmeras de monitoramento; instalação de ar condicionado em pontos estratégicos e bebedouros;  manutenção preventiva no sistema de esgoto e limpeza nas estruturas sanitárias e sistema de água; e manutenção periódica dos elevadores.

O Pronto Atendimento Municipal Guido Guida está localizado na Rua Barão de Juparaná, 43, Jardim Medina, e funciona 24 horas.

FOTO: Rodrigo Nagafuti/Arquivo Secom Poá