Início » SAE realiza campanha de orientação contra a tuberculose em Poá

SAE realiza campanha de orientação contra a tuberculose em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação foi realizada na Praça dos Expedicionários e teve como objetivo informar a população e realizar a coleta de exames

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realizou uma campanha de orientação sobre a Campanha contra a Tuberculose, na Praça dos Expedicionários, na região central da cidade. O objetivo da ação é informar a população sobre a doença e realizar a intensificação de coleta de exames e acompanhamento especializado.

De acordo com a coordenadora do órgão, Renata Yeda, a realização da campanha segue determinação do Ministério da Saúde com o intuito de realizar exames em pessoas sintomáticas e, desta forma, prevenir complicações por diagnósticos tardios. “Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão realizando a coleta de escarro das pessoas sintomáticas, bem como o próprio SAE, localizado na rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina, sem pedido médico, das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Caso o resultado seja positivo, o serviço indica iniciar o tratamento o mais rápido possível”, enfatizou a responsável pelo Setor, Renata Yeda.

Folhetos informativos foram distribuídos aos munícipes sobre o tema para incentivar a prevenção da doença, além de realizar a coleta de material para baciloscopia de pessoas com sintomas sugestivos de tuberculose, além do encaminhamento de munícipes que apresentaram sintomas na abordagem ao SAE. “É preciso ficar alerta para os seguintes sintomas: tosse há mais de três semanas, febre, suor noturno, perda de apetite e de peso, cansaço e fadiga”, destacou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

O secretário de Saúde, Alexandre Provisor, explicou que o município segue a estratégia da OMS para erradicar a tuberculose até 2030. “Em Poá, foram 51 novos casos notificados e quatro óbitos em 2020 e 34 novos casos em 2021, com um óbito registrado. O que demonstra a importância de continuarmos dando a devida atenção para esta doença. A prevenção é sempre o melhor remédio e por isso é muito importante ficar atento aos sintomas”, alertou.

Quem apresentar os sintomas desta doença pode se dirigir ao Serviço de Assistência Especializado (SAE), localizado na rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4636-3875 ou 4639-7204 (ambos com whatsapp).

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá