Início » Reconstrução é a principal marca do 72º aniversário de emancipação político-administrativa de Poá

default

O município de Poá completa 72 anos de emancipação político-administrativa, nesta sexta-feira (26/03), em meio a um processo de reconstrução realizado pela administração municipal, em virtude da crise financeira instalada na cidade. Diversas medidas foram adotadas com o objetivo de devolver a estabilidade econômica ao município e, posteriormente, retomar o caminho do desenvolvimento. Além disso, há ainda o agravamento na Saúde com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Para a prefeita Marcia Bin, estar a frente deste recomeço para o município é um grande privilégio. “Talvez esse seja o maior desafio destes 72 anos de história da cidade, pois além da crise financeira agravada pelo descaso dos últimos anos, ainda temos a pandemia que nos desafia a cada dia. São dias difíceis, mas tenho certeza de que as ações adotadas nos últimos meses resultarão em dias mais prósperos, tanto na questão financeira, quanto na saúde pública. O objetivo de alcançar a evolução na cidade nos motiva a continuar,”, afirmou.

Desde o início de 2021, a atual administração tem adotado medidas de contingência na busca pela recuperação econômica da cidade como, por exemplo, a revisão de diversos contratos, devolução de prédios e equipamentos locados, rescisão de contratos não essenciais, diminuição do quadro de comissionados e a diminuição de secretarias. Além disso, houve ainda a redução de 20%, dos subsídios da prefeita, vice-prefeito e secretários municipais, bem como dos vencimentos dos servidores comissionados, conforme o decreto nº 7.732/2021.

“Estamos ajustando a máquina pública e ‘cortamos na própria carne’, ou seja, realizamos uma reorganização estrutural da administração municipal, reduzimos salários e revisamos inúmeros custos com o objetivo de avaliar se era ou não necessário mantê-lo. Não estamos aqui para fazer obras que enganam o povo, queremos recuperar a cidade para que volte a ser próspera. Estamos empenhados na busca deste objetivo”, finalizou a prefeita.

Em relação ao enfrentamento da Covid-19, atualmente a cidade conta com o Porta-Covid, implantado no Hospital Municipal Dr. Guido Guida nesta gestão, e voltado ao atendimento exclusivo para pacientes acometidos pela doença. No momento, há 22 leitos de enfermaria e dois leitos de emergência. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam atendimento de baixa complexidade e às pessoas com sintomas leves gripais, além de exames da Covid-19.

“O nosso hospital é mantido 100% com recursos municipais, sendo que 47% de tudo que é arrecadado no município é investido na Saúde. Por isso, temos realizado, desde o início da gestão, inúmeras solicitações ao governo do Estado, com o objetivo de melhor a qualidade dos serviços prestados aos pacientes, principalmente no combate à Covid-19”, enfatizou.

MUNICÍPIO DE POÁ

No dia 26 de março de 1949, a Estância Hidromineral de Poá conquistou a sua emancipação político-administrativa. Situada na região do Alto Tietê, a cidade conta com uma área territorial de, aproximadamente, 17km² e uma população estimada de 118.349 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda de acordo com o Instituto Brasileiro, o salário médio dos trabalhadores formais do município é de 2,2 salários mínimos e a taxa de escolarização entre crianças e jovens poaenses (de 6 a 14 anos) é de 97,6%.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá