Início » Programação do Outubro Rosa terá início nesta sexta-feira em Poá

Programação do Outubro Rosa terá início nesta sexta-feira em Poá

Ação que será realizada pelas Secretarias de Turismo, Mulher e Saúde contará com palestra, exposição, a tradicional Caminhada contra o Câncer, entre outras

Por meio da parceria entre as Secretarias de Turismo, Mulher e Saúde, a Prefeitura de Poá divulgou, nesta segunda-feira (03/10), a programação especial do “Outubro Rosa”, mês referência para ações voltadas para o combate ao câncer de mama e de colo do útero. O cronograma poaense terá início no próximo dia 7 de outubro e contará com exposição, palestra, blitz, Carreta da Beleza e a tradicional caminhada contra o câncer de mama que percorre as principais vias da cidade.

Com o objetivo de alertar a todos a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce, a programação poaense terá início no próximo dia 7 de outubro com a cerimônia de abertura da exposição fotográfica “Projeto Guerreiras”, que terá a curadoria de Vera Lucia Silva Souza e o acervo composto pelo material dos fotógrafos Deyse Palmesi e Jean Silva. A abertura será às 17 horas, na Secretaria de Turismo, onde a mostra ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 31 de outubro.

Ainda no dia 7 de outubro, às 18 horas, também na sede da Secretaria de Turismo, será realizada uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero, ministrada pela doutora Sônia Emiko Kimura, a partir das 18 horas. “É um mês muito importante, porque através destas ações, buscamos a conscientização das mulheres sobre a necessidade de realizar o exame precoce e combater esta doença que, anualmente, tem vitimizado muitas mulheres”, afirmou a secretária de Mulher, Maria das Graças Chaia Marques.

Já no dia 14 será realizada uma Blitz Informativa, em frente à Pasta do Turismo, localizada na avenida Vital Brasil, 90, Centro, das 14 às 16 horas, voltada para conscientização dos cidadãos. Além disso, no dia 22, haverá a tradicional Caminhada contra o Câncer de Mama, com concentração marcada para às 8h30, na Praça da Bíblia, onde também serão realizados exames preventivos. “Acredito que a Caminhada é a principal ação, aquela que percorre as ruas da cidade chamando a atenção dos munícipes sobre a importância de discutir o tema, de se prevenir com exames para evitar que mais mulheres sejam afetadas por esta doença que deixa marcas irreversíveis”, ressaltou a secretária de Turismo, Claudia Cristina de Deus.

A responsável pela Pasta ainda destacou que está previsto para a segunda quinzena deste mês, a Carreta da Beleza, fruto de uma parceria com o governo estadual, com a realização de três cursos: Maquiagem, Assistente de Cabeleireiro e Manicure/Pedicure. “Estamos aguardando a liberação do Estado para a realização das inscrições que devem ocorrer no início da próxima quinzena, por isso peço às interessadas que fiquem atentas às redes sociais e ao site da Prefeitura, porque a divulgação será feita por estes meios de comunicação”, finalizou Claudia.

“O mais importante desta campanha é alertar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero. Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

Dia 07/10

17 horas – Abertura da Exposição Fotográfica sobre Outubro Rosa, “Projeto Guerreiras”, curadoria de Vera Lucia Silva Souza e fotógrafos Deyse Palmesi e Jean Silva – De 07 a 31 de outubro, das 8 às 17 horas – Local: Secretaria de Turismo

18 horas – Palestra de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero – Palestrante: Dra. Sônia Emiko Kimura

Dia 14/10