Início » Programa visa a retirada das impurezas do córrego, bem como as ligações clandestinas de esgoto

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos participou de uma reunião com a Unidade de Gerenciamento Regional (UGR) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – região Alto Tietê, na última segunda-feira (22/02). No encontro, a autarquia apresentou o plano de trabalho para a implantação do Programa de Governança Colaborativa, que visa a retirada de ligações clandestinas de esgoto do córrego Tucunduva, situado na região das fontes.

O programa tem por objetivo promover a limpeza do córrego, com a retirada das impurezas que chegam por meio de despejo irregular de esgoto. “Existem muitas residências que não estão incluídas na rede da Sabesp, por isso haverá uma ação da companhia e da prefeitura, por meio de comunicados, para informar sobre a necessidade da regularização do sistema de esgoto”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Claudia Bezerra Canada.

Na reunião ficou definido que o programa em Poá receberá o nome “Córrego Vivo”, e tem como essência o programa “Córrego Limpo”, fruto da parceria entre Sabesp e Prefeitura de São Paulo. Dentre as principais ações do programa paulista, está a regularização de fontes de poluição por lançamentos clandestinos de esgotos nas galerias de águas pluviais ou diretamente nos cursos d’água não canalizados. Cabe a Sabesp mapear, inspecionar e realizar a manutenção de redes coletoras, bem como executar obras de remanejamento, ligações, interligações e prolongamento de redes coletoras, além do monitoramento da qualidade das águas.

“O programa Governança Colaborativa quer a conscientização e educação da população local sobre o lançamento indiscriminado de lixo em cursos d’água, ou mesmo nas ruas, que posteriormente acessam os córregos por ocasião das chuvas”, disse o gerente do Polo de Manutenção de Esgotos da UGR Alto Tietê, Wilian Ferreira Reis.

Participaram da reunião, além da responsável pela pasta do Meio Ambiente e o Gerente de manutenção da UGR, o coordenador de Planos Setoriais da Secretaria de Obras Públicas, Alexandre da Silva; e Carolina Queiroz dos Santos, encarregada de Planejamento, Controle e Responsabilidade Socioambiental da UGR Alto Tietê.

FOTO: Divulgação