Início » Poá retoma vacinação para os idosos com mais de 78 anos na próxima segunda

Poá retoma vacinação para os idosos com mais de 78 anos na próxima segunda

O município de Poá recebeu na tarde desta quinta-feira (25/02), 750 novas doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). Este lote é composto pelo imunizante AstraZeneca e será utilizado para a retomada da aplicação da 1ª dose em idosos com idade a partir de 78 anos, na próxima segunda-feira (01/03), no Reino da Garotada. A aplicação da 2ª dose foi suspensa por falta da vacina CoronaVac. Um novo lote foi prometido pelo Governo do Estado para ser entregue até domingo (28/02).

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde do município, Poá foi uma das últimas cidades a sofrerem com a falta das vacinas no Alto Tietê, por conta da logística adotada pelo setor, sob o comando da Secretaria de Saúde. “Conseguimos gerenciar a quantidade de doses de maneira que a vacinação só foi suspensa, quase uma semana depois dos municípios da região. O problema é que o Governo do Estado não cumpriu com o que havia sido combinado, alterando datas e até os imunizantes”, explicou o responsável pelo setor, Leonardo Barbosa Garcia.

1ª DOSE

Com a chegada das 750 doses a vacinação será retomada na próxima segunda-feira (01/03), no Reino da Garotada (rua São Francisco, nº 168, no bairro Biritiba), no sistema drive-thru, das 9 às 15 horas, até quando houver doses disponíveis. “São poucas doses e a demanda é muito grande, por isso estamos cobrando o Estado para o envio de novos lotes, o mais breve possível”, afirmou. A pasta informou que a aplicação da 1ª dose será retomada apenas na segunda-feira (01/03) para que seja possível organizar o cronograma e logística da campanha.

2ª DOSE

A aplicação da 2ª dose foi suspensa no município nesta quinta-feira (25/02), em virtude do término das vacinas CoronaVac. Segundo o diretor, as pessoas que recebem a 1ª aplicação com o imunizante têm até 28 dias para receber o reforço do mesmo fabricante, no caso o Instituto Butantan.

“A previsão era para chegar nesta quinta, de acordo com o cronograma do Estado, porém mudaram em cima da hora e enviaram a AstraZeneca, com a promessa de envio de mais um lote com a CoronaVac até este domingo (28/02). O problema é que essa alteração causou a paralisação da campanha”, ressaltou Leonardo.

As pessoas que estão agendadas para receber o reforço da vacina nesta sexta-feira (26/02) devem aguardar a chegada do novo lote e acompanhar as informações sobre a vacinação que são divulgadas no site oficial da prefeitura www.prefeituradepoa.sp.gov.br e nas redes sociais (Facebook e Instagram).

VACINADOS

Poá alcançou na tarde desta quinta-feira (25/02), 5.598 vacinados, sendo 4.142 pessoas com a 1ª dose e 1.456 com a 2ª dose.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá