Início » Programa Poá + Recicla será lançado na Semana Mundial do Meio Ambiente

Programa Poá + Recicla será lançado na Semana Mundial do Meio Ambiente

by Secretaria de Comunicação Secom

Em reunião realizada na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, nesta quarta-feira (19/05), a responsável pela Pasta, Claudete Canada, anunciou o programa Poá + Recicla, que tem como objetivo intensificar a coleta seletiva no município. O projeto será implantado durante a primeira semana do mês de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

O Poá + Recicla é resultado do programa Recicla Cidades, organizado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em parceria com a ONG Espaço Urbano. “Poá aderiu ao programa no final do mês de abril e, desde então, estamos realizando reuniões com a entidade e com a Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (Cruma) para desenvolver o nosso projeto”, explicou Claudete.

De acordo com a secretária, o objetivo é amplificar a coleta seletiva na cidade, uma vez que a Cruma atende oito bairros, atualmente. “Assinamos um termo de cooperação entre as partes para que possamos amplificar esse trabalho, por meio de conscientização da população, capacitação dos recicladores e parceria com grandes geradores de materiais recicláveis”, ressaltou. Dentre as ações que serão adotadas, Claudete exemplificou a abordagem dos condomínios para este trabalho de coleta seletiva, já que ainda não são atendidos pela Cooperativa.

A reunião também contou com a participação do presidente da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Laureano da Rocha; o presidente da Cruma, Marcos Lima; e os representantes da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa e Lucas Diogo Moreira.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá