Início » Pessoas com BPC e comorbidades com idade entre 49 e 45 anos começam a ser vacinadas nesta 6ª

Pessoas com BPC e comorbidades com idade entre 49 e 45 anos começam a ser vacinadas nesta 6ª

by Secretaria de Comunicação Secom

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) no município de Poá avança mais uma etapa. Nesta sexta-feira (21/05), começa a aplicação da primeira dose da vacina nas pessoas com Benefício de Prestação Continuada (BPC) e com comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde (MS), com idade entre 49 e 45 anos. Além disso, é a última oportunidade para os profissionais da Saúde receberem a 1ª dose.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, a vacinação no município segue o cronograma do Governo do Estado de São Paulo: “Além dos idosos 60+ e das pessoas com comorbidades e BPC, com idade entre 45 a 59 anos, também estamos imunizando pessoas com síndrome de down 18+, gestantes e puérperas com comorbidades 18+ e transplantados 18+, além da aplicação da 2ª dose, conforme agendamento na carteirinha de vacinação”, ressaltou. Os trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (Garis) também estão sendo vacinados, por meio da xepa da vacina, que é aplicada todos os dias, a partir das 15 horas.

Em relação aos profissionais da Saúde, o lote enviado pelo Governo do Estado para este público-alvo encerra nesta sexta-feira (21/05). “Será a última data para a aplicação da 1ª dose em profissionais da Saúde, por isso quem ainda não recebeu a primeira aplicação, basta comparecer a um dos dois postos de vacinação”, disse o diretor.

De acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Vigilância, a vacinação no município já realizou 33.682 mil aplicações, sendo 22.546 mil da 1ª dose e 11.136 da 2ª dose. “É importante frisar a importância de se fazer o pré-cadastro no site do “Vacina Já”, é um processo que agiliza e facilita o atendimento na hora da vacinação. Não se trata de um agendamento obrigatório, mas diminui o tempo gasto no cadastro presencial. O objetivo é evitar filas e acelerar o processo de imunização”, explicou Leonardo. Para se cadastrar basta acessar o site www.vacinaja.sp.gov.br e seguir as instruções.

Segue abaixo a lista de documentos para cada público:

Idosos 60+: documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Profissionais da Saúde: documento com foto, CPF e comprovante de endereço de Poá ou de vínculo empregatício;

Síndrome de down 18+: documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Gestantes comorbidades 18+: carteirinha do pré-natal, documento com foto, CPF, comprovantes de endereço e de comorbidade, conforme definições do Ministério da Saúde;

Puérperas 18+: documento com foto, CPF, comprovante de endereço e certidão de nascimento da criança;

BPC 45 a 59 anos: documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Transplantados 18+: relatório médico da condição, documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Pessoas com Comorbidades (45 a 59 anos): comprovante de exames, receitas e/ou relatórios médicos, documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Garis: documento com foto, CPF, comprovante de trabalho em empresa da área em Poá ou de outra cidade, sendo morador do município;

2ª DOSE

Durante toda a semana, a aplicação da 2ª dose seguirá normalmente para todos os grupos que já receberam a 1ª aplicação da vacina. “Todos que já foram vacinados com a 1ª dose, devem ficar atentos à data que foi marcada na carteirinha de vacinação. No dia agendado, basta comparecer a qualquer um dos postos de vacinação, com o cartão de vacinação em mãos”, finalizou.

POSTOS DE VACINAÇÃO

O município de Poá conta com dois postos de vacinação contra a Covid-19, sendo um no Reino da Garotada, localizado na rua São Francisco, no bairro Biritiba, e o outro na Praça da Bíblia, situada à rua Vicente Guida, na região central. A campanha de imunização é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá