Início » Procon poaense realiza ação de orientação pelo Dia do Consumidor

Procon poaense realiza ação de orientação pelo Dia do Consumidor

by Secretaria de Comunicação Secom

A equipe do órgão seguirá até esta sexta-feira (18/03), orientando os munícipes sobre o direito do consumidor

A unidade do Procon de Poá segue até sexta-feira (18/03) com uma ação de orientação aos consumidores, na Praça Santo Antônio, na região central da cidade. O objetivo do órgão é conscientizar a população sobre os seus direitos na semana em que se comemora o Dia do Consumidor (15 de março).

“Apesar de ser simples, a ação não deixa de ser importante, uma vez que a finalidade é evitar que os consumidores sejam lesados durante o ato da compra, seja ela feita pessoalmente ou de forma online. Vale ressaltar que, nos dois últimos anos, infelizmente por causa da pandemia da Covid-19, não foi possível fazer qualquer tipo de ação em prol da população e, agora estamos retomando esses serviços de conscientização e orientação”, afirmou o coordenador do Procon poaense, Wellington Souza.

A ação que teve início nesta quarta-feira (16/03) será realizada até esta sexta-feira (dia 18/03), das 10 às 15 horas, com atendimento à população na Praça Santo Antônio, localizada na avenida Antonio Massa, na região central da cidade. “O Dia do Consumidor tem como objetivo destacar a importância dos direitos do consumidor como, por exemplo, informação, segurança, liberdade de escolha e ser ouvido”, ressaltou o secretário de Indústria, Comércio, Empregos e Relações do Trabalho, Alcides Leme da Silva Junior.

RECLAMAÇÕES

A unidade do Procon em Poá, de janeiro de 2022 até o início deste mês de março, tem registrado denúncias relacionadas ao empréstimo consignado sem solicitação do consumidor. No referido período, foram registradas mais de 90 reclamações em geral no órgão, sendo os empréstimos consignados sem autorização os mais recorrentes.

“O consumidor que não solicitou empréstimo, deve primeiramente fazer um Boletim de Ocorrência, pois os seus dados foram utilizados sem a sua autorização e com o B.O. em mãos, o consumidor pode comparecer ao Procon com uma cópia do RG, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e do B.O., para que seja aberta a reclamação”, orientou o coordenador.

A unidade do Procon de Poá funciona no prédio do Núcleo de Atendimento à População (NAP), sito à rua Vinte e Seis de Março, 72, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá