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Procon de Poá segue com atendimento e orientações de forma remota

by Secretaria de Comunicação Secom

Para garantir o direito do consumidor, o Procon de Poá segue com todas as orientações e auxílios necessários, por meio do atendimento online, durante o período da Fase Emergencial do Plano São Paulo. O contato pode ser feito das 10 às 14 horas, pelo email: [email protected]. O atendimento presencial no Núcleo de Atendimento à População (NAP) ficará suspenso até o dia 30 de março.

No Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta segunda-feira (15/03), a coordenadora do Procon do município, Erika Jordão, alerta sobre as principais reclamações recebidas desde janeiro deste ano, como por exemplo, cobranças irregulares sobre crédito consignado com aposentados idosos, e a devolução de pacotes de viagens pelas agências de turismo, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a especialista, as denúncias sobre consignados têm sido as mais frequentes, com dois registros de reclamações por dia, em média. “Alguns bancos têm se aproveitado da inocência deste público e acabam efetuando o empréstimo consignado ao idoso, sem a devida solicitação. A pessoa só descobre depois que vem o desconto na folha de pagamento dela. Todos os casos que pegamos estão sendo solucionados com sucesso, com a devolução de todo o dinheiro”, explicou a especialista.

Além disso, com a pandemia da Covid-19, muitos pacotes de viagens fechados anteriormente estão sendo cancelados pelas agências de turismo. Porém, na maioria dessas situações, não há opção para remarcar a viagem e nem receber o dinheiro de volta. “Inclusive, estamos com várias audiências agendadas sobre estes casos. Sobre isso, também é imprescindível registrar um Boletim de Ocorrência (BO)”, alertou. Esse segmento registra uma reclamação por semana.

Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas
Ainda em benefício ao consumidor, a Prefeitura de Poá aderiu o Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas, que pode ser feito entre os dias 15 e 31 de março de 2021. O atendimento é exclusivamente pela internet, por meio da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), e tem por objetivo reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma, quando receberá um login e senha. Por lá, o consumidor relata o seu problema, e informa que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

“A experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão”, finalizou Erika. Mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected].

FOTO: Ronaldo  Andrade – Secom Poá