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Procon de Poá orienta consumidores para compras na “Black Friday”

by Secretaria de Comunicação Secom

Consumidores devem redobrar os cuidados para evitar problemas no ato da compra, principalmente, se efetuadas pela internet

A unidade poaense do Procon-SP divulgou, nesta quinta-feira (18/11), dicas e orientações para os consumidores sobre os cuidados que devem adotar para realizar compras na chamada “Black Friday”. De acordo com o coordenador do órgão no município, Wellington Souza, o cuidado deve ser redobrado nas compras feitas pela internet.

O responsável ressaltou que, em casos de sites que realizaram aumentos do preço de um produto nas semanas anteriores à “Black Friday”,com a finalidade de conceder um falso desconto no dia da promoção, o consumidor pode realizar uma denúncia. “Infelizmente, esta é uma prática que se tornou comum, mas que é fácil de ser descoberta com o uso de serviços e aplicativos que rastreiam a evolução dos preços das lojas virtuais, por exemplo. Por isso, é muito importante fazer uma pesquisa dos preços dos produtos para avaliar a variação de valores sobre o mesmo produto e, principalmente, sobre os descontos oferecidos por cada loja”, disse Wellington.

Dentre as recomendações feitas pelo órgão, também estão os cuidados com as compras online que, se possível, devem ser feitas por meio do uso do cartão de crédito, já que é uma opção mais segura que os outros métodos de pagamento por garantir o estorno em caso de golpes. “Mas é bom ficar atento às taxas de juros, número de parcelas e ao custo efetivo total da operação. Também vale ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o preço de uma mercadoria permanece o mesmo para qualquer forma de pagamento, seja em dinheiro, cheque ou cartão de crédito, não sendo permitido ao comerciante estabelecer valor mínimo para a utilização de cartão de crédito ou débito”, afirmou.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Disque Procon pelo telefone 151 ou com a unidade do órgão na cidade pelo número 4639-7840. O e-mail [email protected] também está disponível para envio de dúvidas e reclamações. A sede do Procon em Poá fica na rua Vinte e Seis de Março, 72, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Confira mais dicas:

– Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;

– Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;

– Se atente a variação dos preços entre uma empresa e outra;

– Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;

– Fique atento às opções de parcelamento;

– Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais;

– Pesquise sobre o estabelecimento na internet para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamação de clientes;

– Planeje financeiramente para fazer as compras;

– Na garantia estendida, verificar se a cobertura é total ou para troca do produto é necessário pagar franquia;

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá