Início » Alunos da Emeb Solange de Jesus Martins retornam às aulas presenciais

Alunos da Emeb Solange de Jesus Martins retornam às aulas presenciais

Salas de aula, pátio e cozinha foram liberadas após conclusão da 1ª etapa dos serviços de reforma; escola segue em obras, mas sem afetar as aulas

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professora Solange de Jesus Martins, na Vila Varela, retornaram às aulas presenciais na última terça-feira (16/11), de forma híbrida. A unidade escolar era a única do município de Poá que não havia retornado com as aulas híbridas em razão das obras de reforma e manutenção que seguem sendo realizadas no local.

“Houve um atraso das aulas presenciais nesta escola pelo fato dela ser uma das mais prejudicadas pela falta de manutenção nos últimos anos. Dividimos os serviços em duas etapas, sendo a primeira para restaurar os setores da secretaria, diretoria, cozinha, pátio e algumas salas de aula, o que inviabilizou o retorno dos alunos junto com as demais escolas. Atualmente, a obra avançou para a segunda etapa que envolve o restante da manutenção das demais salas de aula, liberando a outra parte do prédio para o recebimento dos alunos”, explicou a secretária de Educação, Simone Lacerda, que visitou a unidade na manhã desta quinta-feira (18/11), para participar do acolhimento das crianças.

Os alunos foram separados em quatro grupos (Verde, Amarelo, Azul e Vermelho), sendo uma semana de aula presencial para dois grupos e de aulas remotas para os demais. “As cores foram estabelecidas para trabalharmos com as crianças por meio de ‘bolhas’, ou seja, orientamos os alunos para se manter em companhia dos amigos do mesmo grupo, em virtude da pandemia da Covid-19”, destacou Simone.

Além da Emeb Solange de Jesus Martins, o município conta com mais seis unidades escolares com serviços de reforma e manutenção em andamento. “A prefeita Marcia Bin solicitou a reforma e manutenção de 20 estabelecimentos de ensino da cidade, por entender que as mesmas não oferecem a estrutura ideal para proporcionar um ambiente escolar ideal para as nossas crianças”, destacou a secretária.

As Emeb’s Heitor Gloeden (Jardim Itamarati), Professor Vereador Candido José Balazaima (Vila Açoreana), Professora Carolina Ribeiro (Vila Bandeirantes) e Professora Josefina Calderaro (Jardim Selma Helena) também estão em obras, assim como as Creches Antônia Obesso Rosal (Conjunto Alvorada) e Suzete Besagio Ruiz (Vila Açoreana).

As escolas municipais Professor Walter de Almeida Monteiro (Calmon Viana) e Professor José Antonio Bortolozzo (Cidade Kemel) receberam pequenas reformas e já tiveram os serviços concluídos. Nos próximos dias, devem ser iniciados os serviços em mais 11 estabelecimentos de ensino da rede municipal.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá