Início » Procon de Poá orienta consumidores para compra do material escolar

Procon de Poá orienta consumidores para compra do material escolar

by Secretaria de Comunicação Secom

Unidade poaense divulga dicas para que os pais e/ou responsáveis não sejam lesados; itens de uso coletivo, por exemplo, não devem constar na lista da escola

O início do ano letivo para as escolas das redes municipal, estadual e particular, está previsto para o começo do mês de fevereiro e com a finalidade de preservar os direitos dos pais e responsáveis com relação à compra dos materiais escolares, a unidade do Procon de Poá divulgou orientações para que os consumidores não sejam lesados no ato da aquisição dos materiais.

De acordo com o coordenador da unidade poaense, Wellington Souza, vale ressaltar que materiais de uso coletivo não podem ser solicitados e é sempre importante pesquisar antes de efetuar a compra. “De acordo com a Lei 12.886/2013, materiais de uso coletivo, higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz, telefone, impressão e fotocópia não podem ser inclusas na lista de materiais para os alunos, assim como a escola também não pode exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento e, muito menos, determinar marcas e locais de compra, com exceção apenas se o material didático utilizado for apostilas”, afirmou.

Vale ressaltar que também é considerada abusiva a cobrança da taxa de material escolar sem a apresentação de uma lista. Segundo o responsável pelo órgão no município, a escola é obrigada a informar quais itens devem ser adquiridos. A opção entre comprar os produtos solicitados ou pagar pelo pacote oferecido pela instituição de ensino é sempre do consumidor.

Com relação ao ato da compra, o coordenador enfatizou a importância de realizar uma pesquisa de valores em diversos estabelecimentos, já que a diferença de preço costuma ser grande. “Objetivando economia, também é válido consultar a possibilidade de utilizar alguns itens do ano passado e, se possível, faça as compras em grupo, o que aumenta a probabilidade de descontos vantajosos”, afirmou Wellington.

Por fim, o coordenador ressaltou que nem sempre o material com marca mais conhecida é o de melhor qualidade ou o mais adequado e, desta forma, é bom evitar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados. “Materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor”, finalizou.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Disque Procon pelo telefone 151 ou com a unidade do órgão na cidade pelo número 4639-7840. O e-mail ‘[email protected]’ também está disponível para envio de dúvidas e reclamações. A sede do Procon em Poá fica na rua Vinte e Seis de Março, 72, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá