Início » Fiscalização orienta feirantes com relação ao recolhimento dos detritos pós-feira

Sujeira deixada nas vias públicas tem gerado reclamação dos munícipes, além de proporcionar risco de entupimento das redes coletoras de águas pluviais

O Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Poá iniciou um trabalho de orientação junto aos feirantes para que armazenem e descartem de forma correta os resíduos gerados durante o período de atividades. O objetivo é manter as vias em melhor estado, em conformidade com a Lei Municipal nº 1.371/75, bem como evitar o entupimento de bueiros e bocas de lobo, na prevenção de enchentes e alagamentos.

Além disso, de acordo com o diretor do setor, Carlos Sousa, o município conta com realização de sete feiras livres por semana e a grande quantidade de resíduos sólidos provenientes das feiras deixados nas ruas é alvo de constante reclamação dos munícipes.  “De acordo com a lei municipal, compete ao feirante ensacar os lixos e deixá-los depositados na calçada até às 15 horas, para o posterior recolhimento da coleta municipal.  O descumprimento desta determinação tem causado grande desconforto aos munícipes que moram nos arredores. Temos recebido inúmeras reclamações e, desta forma, optamos em orientar os feirantes, neste primeiro momento, com relação à obrigatoriedade e, posteriormente, se for necessário, notificá-los e autuá-los”, afirmou.

Além das queixas por parte da população, o diretor também ressaltou o risco de alagamentos e enchentes, já que os resíduos podem causar o entupimento das bocas de lobo e, consequentemente, das galerias de águas pluviais. “Não podemos esquecer que estamos no período de chuvas e que estes resíduos, se não coletados a tempo, podem ser arrastados pelas águas das chuvas e, assim, causar grandes transtornos a população em geral”, disse Carlos Sousa.

O responsável pelo setor ressaltou ainda que a Administração Municipal mantém o serviço de limpeza das vias públicas em dias de feiras livres, no entanto, os feirantes precisam se adequar à lei municipal para evitar transtornos para todos. “É uma ação de mão dupla, pois a Prefeitura proporciona as condições para que eles possam trabalhar, mas precisamos que eles também finalizem o serviço deixando os detritos de suas respectivas bancas, devidamente armazenados”, finalizou.

Mais informações sobre esse assunto podem ser obtidas no setor de Fiscalização de Posturas pelo telefone: 4634-8833, das 9 às 16 horas.

FOTO: Rodrigo Nagafuti – Arquivo – Secom Poá