Início » Prefeitura retoma obra de construção do novo viaduto nesta 2ª feira

Prefeitura retoma obra de construção do novo viaduto nesta 2ª feira

Prefeita Marcia Bin conseguiu junto ao Estado um convênio no valor de R$ 12 milhões para conclusão do projeto; valor corresponde a 99,48% do total orçado

A Prefeitura de Poá retomou na manhã desta segunda-feira (25/07), a obra de construção do novo viaduto na área central da cidade. Os serviços tiveram início com a limpeza do canteiro de obras instalado na avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva, próximo à rotatória do Padre Eustáquio. A ação é o primeiro passo para a conclusão do projeto que tem como finalidade resolver um problema histórico do município, a transposição já saturada entre os lados Norte e Sul da cidade.

Parada há cerca de dois anos por falta de planejamento e dotação orçamentária da gestão anterior, a obra foi retomada após um trabalho iniciado pela prefeita Marcia Bin que, desde que assumiu a gestão municipal em janeiro de 2021, realizou diversas reuniões no âmbito estadual e federal em busca de recursos para a conclusão do projeto.

“O município não tem condições financeiras para realizar uma construção deste porte com recursos próprios, principalmente, depois da queda da arrecadação, que motivou a administração municipal a decretar Estado de Calamidade Financeira, em 2021. Diante deste cenário e sabendo da necessidade de concluir esta obra, iniciamos uma verdadeira peregrinação em busca de recursos e foi no governo estadual que obtivemos uma resposta positiva”, disse a chefe do Executivo.

Em virtude das constantes reuniões realizadas pela prefeita no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista), um convênio no valor de R$ 12 milhões foi assinado, no dia 4 de fevereiro deste ano, garantindo o recurso necessário para retomada das obras e, no último dia 29 de junho, a ordem de serviço foi assinada pela chefe do Executivo, ao lado do viaduto “Tancredo Neves”, com a presença de diversos vereadores. A obra está orçada em R$ 12.062.681,92, ou seja, a prefeita Marcia Bin conseguiu junto ao governo estadual 99,48% do valor da obra, restando ao munícipio R$ 62.681,92 de contrapartida.

Após a limpeza da área do canteiro de obras, será feito o isolamento do espaço com a implantação de uma cerca e, posteriormente, com a chegada dos equipamentos, a construção do novo viaduto avançará com o objetivo de ser concluída em um período de doze meses.

“Temos urgência na conclusão deste serviço, porque Poá é a única cidade da região que é ‘cortada’ pela linha férrea da CPTM e que conta apenas com um meio de transposição entre os lados norte e sul, já que Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi das Cruzes contam com, no mínimo duas transposições. O atual viaduto já não comporta mais a grande demanda de veículos que aumentou, consideravelmente, após a implantação da rodovia Padre Eustáquio (acesso à rodovia Ayrton Senna) e a alça de acesso ao Rodoanel”, finalizou o secretário de Obras Públicas, Ricardo Leão.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá