Início » Prefeitura reforça o adiantamento da segunda dose da Pfizer

Prefeitura reforça o adiantamento da segunda dose da Pfizer

Governo do Estado de São Paulo diminuiu o intervalo das aplicações de 12 para 8 semanas no último dia 23 de setembro

“Muitas pessoas já podem tomar a 2ª dose da Pfizer e ainda não compareceram aos locais de aplicação”. Com esta afirmação, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, convocou nesta terça-feira (06/10), os munícipes que receberam a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19 há, pelo menos 56 dias, a retornarem para completar o esquema vacinal.

De acordo com o responsável pelo departamento, quando o imunizante da Pfizer começou a ser aplicado, o intervalo exigido para a 2ª dose era de 12 semanas e, desde o dia 23 de setembro, o Governo do Estado de São Paulo orientou a redução para oito semanas. “Quem já recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer poderá concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado na carteira de vacinação. Esse adiantamento vale para quem já tomou a 1ª dose e para quem ainda vai receber a 1ª aplicação”, afirmou.

De acordo com a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, o munícipio está seguindo a orientação do Governo de São Paulo. “As novas carteirinhas já devem contemplar essa mudança na data de previsão da 2ª dose e todos já imunizados também têm o direito de antecipar, respeitando o novo intervalo mínimo de oito semanas. Vale ressaltar que esta alteração só é válida para a Pfizer. Para o imunizante AstraZeneca, o intervalo continua sendo de 12 semanas”, destacou.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

A vacinação em Poá é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Praça da Bíblia (rua Vicente Guida, s/n, Centro), e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270, Vila Pereta), Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146, Centro), Tito Fuga (rua Maria Helena, 159, Calmon Viana), Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223, Jardim Nova Poá), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88, Jardim América), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444, Vila Jaú) e Santa Helena (rua Men de Sá, 560, Jardim Santa Helena), das 9 às 14h30. Todos esses locais de vacinação são destinados para pedestres, ou seja, não há sistema drive-thru.

O Reino da Garotada (rua São Francisco, 168, Biritiba) é utilizado como local de vacinação às sextas-feiras, com drive-thru para os idosos, das 9 às 16 horas.