Início » Prefeitura prepara implantação da Loja do Bem e Moeda Social no município para fomentar a coleta seletiva

Projetos fazem parte da parceria com a Ong Espaço Urbano; objetivo é instalar a Loja do Bem na região central e nos CRAS do município

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, está em tratativas para implantar na cidade a Loja do Bem e a Moeda Social. A iniciativa faz parte do projeto Recicla Cidade e tem como objetivo fomentar no município a coleta seletiva e a ideia de que os resíduos têm valor.

Segundo a responsável pela Pasta, Claudete Canada, algumas cidades do Alto Tietê já aderiram aos projetos e o resultado é muito positivo. “A Loja do Bem faz parte da política ambiental que queremos implantar no município. Queremos fomentar a coleta seletiva e, para isso, a parceria com o Espaço Urbano tem sido de grande importância, além do total apoio da prefeita Marcia Bin, que tem olhado com muito carinho para a gestão ambiental da cidade”, enfatizou. O projeto prevê parcerias com os comércios da cidade para obter doações de produtos, que serão adquiridos pela população por meio da moeda social, que pode ser obtida na troca por materiais recicláveis na própria Loja do Bem.

A secretária destacou que reuniões já estão sendo realizadas com a finalidade de agilizar o processo para implantação da unidade no município. “Já realizamos reuniões no Paço Municipal com a prefeita Marcia Bin e com o chefe de Gabinete, Bruno Kim, bem como com os secretários Ariel Borges (Cultura, Esportes e Turismo) e Lucas Bertagnolli (Assistência e Desenvolvimento Social). O objetivo é que a Loja fique na área central, além das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade”, destacou Claudete.

As reuniões também tiveram como pauta a necessidade de criar um decreto municipal para utilização da moeda social que estimula a população a realizar a separação de recicláveis. A troca dos recicláveis pela moeda social é realizada na própria Loja do Bem, onde o munícipe pode escolher os produtos e “pagar” com a referida moeda que só tem validade na loja. As trocas são por produtos diversos e vouchers doados pelos comércios da cidade, por meio de parcerias. Tudo disponível na própria Loja.

“O sistema de coleta converte 30 unidades de materiais doados em uma moeda social. A partir de 30 moedas acumuladas, o consumidor poderá realizar as trocas. Esta é uma forma inovadora e responsável de fortalecer o fomento à educação social e ambiental, além de reforçar o valor de destinar os resíduos adequadamente”, finalizou a secretária.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá