Início » Prefeitura intensifica Plano Inverno nas ruas

Prefeitura intensifica Plano Inverno nas ruas

Os agentes sociais da cidade estão em atividade 24 horas por dia para atender as pessoas em situação de rua em Poá

Devido às baixas temperaturas registradas no último final de semana, a Prefeitura Municipal de Poá intensificou o Plano Inverno, já em execução na cidade. Somente no final de semana, 10 pessoas foram acolhidas e encaminhadas para um abrigo público, onde receberam suporte e atendimento especializado. Também foram distribuídos cobertores aos que se recusaram a seguir para um abrigo ou atendimento profissional.

A ação é realizada em parceria com a Associação Social Afro Brasileira. O abrigo localizado na rua Vicente Guida, 153, na Vila Açoreana, atendia 30 homens e mulheres. Hoje o espaço atende até 45 pessoas em situação de rua. Ainda há vagas.

Neste local são ofertados os serviços de pernoite, alimentação e todo apoio social necessário. O equipamento conta com uma equipe de suporte, profissionais técnicos que realizam atendimento e acompanhamento social das pessoas em situação de rua, facilitando a conquista de documentos pessoais, inclusão em programas sociais, acesso ao mercado de trabalho e sempre que possível, a reinserção familiar ou retorno para a cidade de origem.

“O trabalho da equipe de abordagem social consiste no deslocamento de profissionais para os espaços públicos, a fim de identificar as pessoas em situação de rua e realizar o devido atendimenTto. O trabalho acontece de forma integrada com as políticas públicas municipais de saúde, trabalho e geração de renda, habitação e segurança pública, visando sempre garantir o melhor atendimento às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social”, explicou o secretário municipal de Assistência Social, Felipe Esteves.