Início » Poá oferece Residência Terapêutica para pacientes psiquiátricos

Poá oferece Residência Terapêutica para pacientes psiquiátricos

Espaço foi vistoriado hoje pela prefeita municipal e funciona em parceria com as demais cidades do Alto Tietê

A Residência Terapêutica de Poá atende pacientes psiquiátricos da cidade, garantindo tratamento humanizado e próximo dos familiares. Atualmente o local presta serviço para seis pessoas e possui capacidade de ampliação conforme a demanda apresentada.

O espaço foi vistoriado hoje (dia 29/08) pela prefeita municipal, Márcia Bin, juntamente com o presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), o prefeito mogiano Caio Cunha e com o secretário de Saúde da cidade, Alexandre Provisor. “Esta é a quinta unidade de Serviço Residencial Terapêutico em atividade no Alto Tietê e a segunda aberta neste ano. A outra foi inaugurada em março, em Itaquaquecetuba”, conta o presidente do Consórcio.

As Residências Terapêuticas (RTs) também estão em funcionamento em Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e Suzano, sendo que o modelo consorciado possibilita o melhor atendimento da demanda dos municípios e economia de custos.

Por determinação da lei, cada unidade pode ter até 10 pacientes, sendo que atualmente o serviço atende 45 pessoas, residentes em Arujá, Ferraz, Guararema, Itaquá, Mogi, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. “As unidades funcionam como residência familiar para pacientes psiquiátricos, assistidos 24 horas por uma equipe multiprofissional e incentivados, dentro das suas limitações, a ter autonomia nas atividades do dia a dia”, explica a prefeita Màrcia Bin.

A iniciativa faz parte do processo de desinstitucionalização dos pacientes que por anos viveram em hospitais psiquiátricos do Estado e agora voltam a ser reinseridos na sociedade. “Garantimos um tratamento mais humanizado, próximo da família, dos amigos e do seu ambiente de convívio”, complementa a prefeita.

Desde janeiro, o serviço é executado pelo Instituto Morgan – organização social.