Início » Prefeitura de Poá retira 15 toneladas de entulho e sujeira das ruas após enchente

As equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá, realizaram a limpeza de diversos pontos da cidade, nesta segunda-feira (29/03). A ação se deu em virtude das fortes chuvas que castigaram o município na tarde deste domingo (28/03), que causou enchentes e alagamentos. Cerca de 15 toneladas de material foram retirados das vias poaenses, sendo 10 toneladas de lixo e cinco de madeira.

De acordo com a secretária da pasta, Claudete Canada, o dia foi de muita limpeza e reparos. “Atuamos em diversos locais, porque a chuva deste domingo foi muito acima do esperado para o dia. As bombas e o piscinão funcionaram muito bem, ele não transbordou, o problema é que veio muita água de Ferraz de Vasconcelos e Guaianases, pela linha férrea e pela Avenida Adhemar de Barros”, explicou.

A ação de limpeza da secretaria foi realizada na região central, no Centro de Saúde (CSII), na Avenida Adhemar de Barros, e em vias da Vila Romana e Vila Varela, além da recolocação das placas de concreto sobre o córrego Itaim, no centro da cidade. “Estamos construindo bases e jardineiras, com o objetivo de firmar estas placas e não permitir que elas subam novamente”, afirmou Claudete.

BOMBA PISCINÃO
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Planejamento, Orçamentoo engenheiro Ricardo Leão, as seis bombas existentes no piscinão são acionadas quando o reservatório está cheio, ou seja, quando baixa o nível do córrego. O piscinão suporta 210 milhões de litros de água. “Essas bombas servem para retirar a água do piscinão e não para puxar a água da cidade para ele. Se elas ficassem o tempo todo acionadas, a cidade alagaria ainda mais”, explicou.

DEFESA CIVIL

Em virtude das fortes chuvas, quatro árvores caíram no município. A defesa Civil foi acionada e já realizou o corte de três delas, sendo uma no Jardim Nova Poá, outra no Jardim Obelisco, a terceira no Jardim Emília e a última na Vila Perreli.

Foi registrada ainda a queda de um muro da construção de um conjunto habitacional na rua Congonhas, na vila Amélia. Não houve vítimas em nenhuma das ocorrências. “O trabalho das equipes foi intenso nas ruas, os agentes realizaram o controle no trânsito e logo a água acumulada escoou, voltando tudo ao normal”, contou a secretária de Segurança Urbana, Marlene Sant’Anna.

CÓRREGO ITAIM

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, o córrego Itaim que corta a região central da cidade, receberá serviços de desassoreamento, a partir deste mês de abril. A ação será realizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo do Estado de São Paulo, em parceria com a pasta municipal.

“Este serviço é muito esperado e de extrema importância para Poá. O desassoreamento aumenta a vazão do córrego, o que impede a retenção e o retorno das águas pluviais em dias de chuva que, geralmente, resulta em enchentes. É mais uma grande conquista para a nossa cidade”, finalizou Claudete.

DESCARTE IRREGULAR
Além disso, a pasta reforça a importância de não jogar lixos e entulhos nas ruas. Para o descarte há a opção da Operação Cata-Treco, que recolhe materiais inservíveis depositados nas calçadas, como móveis, entulhos, madeiras, entre outros. Para solicitar o serviço, basta entrar em contato pelo telefone 4636-6408, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

“A sujeira descartada de forma irregular acaba indo para os bueiros, bocas de lobo, córregos e rios e auxilia na causa dos alagamentos e enchentes, além de propagar insetos causadores de doenças e destruição de patrimônio público”, finaliza Claudete.

Denúncias de descarte irregular de lixos e entulhos podem ser feitas pelo telefones 4636-6408 (Meio Ambiente) e 153 (Guarda Civil Municipal – GCM).

FOTOS: Rodrigo Nagafuti / Secom Poá