Início » Prefeitura de Poá realizou trabalho preventivo contra enchentes em 2021

Prefeitura de Poá realizou trabalho preventivo contra enchentes em 2021

Ações foram focadas na realização de desassoreamento de córregos e limpeza de bueiros e galerias de águas pluviais

Desde o último dia 1º de dezembro, o município de Poá segue no período “Vigilância e Alerta”, estipulado pelo “Plano Verão 2021 / 2022” da Defesa Civil com ações preventivas a serem adotadas durante o período de fortes chuvas. Além deste planejamento, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, desde o início do ano, com ações voltadas para o combate às enchentes no município como desassoreamento de córregos, além da limpeza e desobstrução de galerias coletoras de águas pluviais.

De acordo com a responsável pela Pasta, agir de forma preventiva é a melhor maneira de combater ou minimizar os riscos de enchentes e alagamentos na cidade. “Durante todo o ano, aproveitamos o período de estiagem para realizar as ações com a finalidade de aumentar a vazão das águas para evitar transtornos e prejuízos à cidade e, principalmente, aos munícipes”, destacou.

A secretária ressaltou que os córregos Itaim, Guaió, Paraibuna, Água Vermelha, Paredão e Bela Vista foram desassoreados pela própria administração municipal, além de parcerias com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos. “Desassoreamos pontos estratégicos que, caso não recebessem a atenção necessária, seriam grandes pontos de retenção das águas pluviais, causando o retorno delas para os pontos mais críticos como, por exemplo, a região central”, disse.

Além do desassoreamento, Claudete também destacou a importância da limpeza e desobstrução de bueiros e galerias de captação de águas pluviais pela cidade. “A sujeira nos bueiros impede que a água tenha maior fluidez e o mesmo ocorre com relação às galerias. A desobstrução destes pontos é tão ou mais importante quanto os desassoreamentos”, afirmou.

PLANO VERÃO

Com a chegada do período de fortes chuvas, a Prefeitura de Poá preparou, por meio do setor de Defesa Civil da Secretaria de Segurança Urbana, o “Plano Verão 2022”, com o objetivo de definir um trabalho preventivo e de contingência com planejamento e execução de medidas, mitigação, resposta e recuperação, em caso de ocorrências registradas em virtude destas precipitações pluviométricas.

O referido Plano define ações que devem ser adotadas em situações que possam colocar em risco à segurança, saúde, moral e os bens da população durante o período chamado de “Vigilância e Alerta”, que fica em vigência entre os dias 1º de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022.

O Plano Verão é dividido em quatro fases, que prevê para este período de “Vigilância e Alerta” a adoção das referidas medidas: Observação (1) – acompanhamento dos índices pluviométricos; Atenção (2) – vistoria de campo nas áreas de risco quando o acumulado de chuva durante três dias atingirem 80 milímetros; Atenção (3) – remoção preventiva da população, das áreas de risco eminente, indicadas pelas vistorias; Alerta Máximo (4) – remoção de toda a população que habita áreas de risco.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá