Início » Prefeitura de Poá realiza reunião com proprietários de tabacarias

Prefeitura de Poá realiza reunião com proprietários de tabacarias

Objetivo é orientar os proprietários destes estabelecimentos com relação às normas sanitárias, além do registro de atividade junto à Prefeitura

Com o objetivo de estabelecer uma espécie de “manual de boas práticas”, os Departamentos de Vigilância em Saúde e de Fiscalização de Posturas do município de Poá realizaram no Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”, na tarde desta quinta-feira (09/12), uma reunião com os proprietários de tabacarias da cidade, popularmente conhecidas como Lounges.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, houve um crescimento de estabelecimentos de consumo de produtos fumígenos, sendo que a grande maioria não está de acordo com as normais municipais. “O objetivo aqui é conscientizá-los da importância de estarem aptos a trabalhar, de acordo com as normas sanitárias, principalmente relacionadas aos cuidados com a Covid-19, bem como em relação à documentação junto à administração municipal”, disse.

Os referidos estabelecimentos comercializam narguilé (equipamento decorado utilizado para o consumo de tabaco aromatizado), cujo mercado se expandiu nos últimos anos, em todas as regiões da cidade. “Existem normas estabelecidas por meio de leis estaduais e também pelo Ministério da Saúde que devem ser adotadas e seguidas pelos proprietários destes estabelecimentos. Além disso, também existe a necessidade de estarem em conformidade com a questão documental que diz respeito aos alvarás, por exemplo, já que vamos ser mais rigorosos em relação à fiscalização, por isso estamos realizando esta reunião de orientação”, ressaltou o diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, Carlos Sousa.

Na ocasião, o Departamento de Fiscalização entregou um checklist de providências, além de colocar a disposição para sanar dúvidas de modo que os estabelecimentos se adequem às normas legais. A Associação Comercial e Industrial de Poá (ACIP) também esteve presente, sendo representada pela responsável pelo Setor Comercial, Carla Sales.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá