Início » Mais de 30 mil poaenses não estão em dia com a imunização contra a Covid-19

Mais de 30 mil poaenses não estão em dia com a imunização contra a Covid-19

by Secretaria de Comunicação Secom

Com o surgimento da nova variante Ômicron, o Departamento de Vigilância em Saúde ressalta a importância de manter o esquema vacinal completo

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, destaca que cerca de 30 mil poaenses estão em atraso com a vacina contra a Covid-19, com base nos dados da Fundação Seade. Em virtude do surgimento da nova variante Ômicron, o responsável pelo departamento, Leonardo Barbosa Garcia, destaca a importância do munícipe se imunizar contra o vírus.

“Infelizmente, percebemos da pior maneira o poder de letalidade do coronavírus. Com a chegada desta nova variante que já teve seis casos registrados no Brasil, sendo três em São Paulo, o risco de termos uma nova onda é real. Por isso, temos que fazer a nossa parte mantendo sempre os cuidados básicos como uso da máscara e álcool em gel, por exemplo, e estar em dia com a imunização que é a maior proteção que podemos ter e, também a oferecer a todos”, afirmou Leonardo.

Segundo o diretor, são 30.568 munícipes que se encontram em atraso com o esquema vacinal contra a Covid-19, sendo que 7.129 pessoas não receberam a 1ª dose, 10.225 não retornaram para a 2ª dose e 13.214 poaenses não compareceram para receber a dose de reforço. “Esses números são de acordo com os dados do Seade, ou seja, pode representar que são mais de 30 mil pessoas com a vacina desatualizada, assim como pode ser um número bem menor, já que existe a possibilidade destes faltosos terem sido imunizados em outra cidade”, afirmou.

“É importante que o munícipe compareça a um ponto de vacinação para receber a 1ª dose e, caso já tenha tomado uma ou duas doses, é preciso checar a data da última aplicação na carteirinha de vacinação. Com exceção da Janssen, que foi aplicada em dose única e exige um intervalo mínimo de dois meses para o reforço da imunização, para os demais imunizantes, agora o período da 2ª para a dose adicional é de quatro meses”, ressaltou a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus.

Para se imunizar contra a Covid-19, o munícipe deve comparecer a qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. É necessário apresentar documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação, em caso de já ter recebido a 1ª e/ou 2º dose.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti –Secom Poá