Início » Prefeitura de Poá realiza primeira reunião para atualização do Plano Diretor e de leis específicas

Plano Diretor poaense está desatualizado há cinco anos; projeção é de oito meses para atualização que contará com audiências públicas

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de obras Públicas, Planejamento, Orçamento e Habitação de Interesse Social realizou nesta quarta-feira (01/09), a primeira reunião para atualização do Plano Diretor, bem como a atualização de todas as leis que regem aprovações e leis urbanísticas. O Plano Diretor define a lei que estrutura a Política Urbana do município, estabelece metas e orienta o desenvolvimento urbano sustentável da cidade, com o objetivo de garantir seu pleno funcionamento e o bem-estar de seus habitantes.

De acordo com o responsável pela Pasta, Ricardo Leão, o Plano Diretor deve ser atualizado a cada 10 anos e a última atualização foi realizada em 2006. “O município está com o seu Plano Diretor desatualizado há cinco anos, ou seja, precisamos promover a atualização com urgência, assim como de leis específicas que se encontram defasadas”, afirmou.

A reunião foi realizada no Teatro Municipal Turíbio Ruiz e teve como pauta a apresentação do grupo de trabalho, que conta com secretários e representantes de cada pasta da Administração Municipal. “Também apresentamos os parâmetros que serão seguidos, a metodologia, a introdução e as metas de trabalho. Será um trabalho árduo e longo, com previsão de conclusão para meados de 2022, contendo ainda a realização de, no mínimo, duas audiências públicas para discussão popular”, ressaltou Ricardo Leão.

O secretário afirmou ainda que reuniões periódicas serão realizadas com o intuito de atualizar o Plano Diretor poaense. “Hoje foi apenas o início dos trabalhos. O próximo encontro deverá contar com uma palestra para orientar os participantes e sanar possíveis dúvidas sobre a importância da atualização do Plano Diretor, assim como a elaboração do mesmo”, finalizou o secretário. FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá