Início » Prefeitura de Poá realiza credenciamento de empresas responsáveis por caçambas estacionárias

As empresas de serviços de coleta de resíduos sólidos de construção civil, que atuam no município de Poá por meio da utilização de caçambas estacionárias, precisam fazer o credenciamento e cadastramento junto à Administração Municipal, segundo o decreto 7.764 de março de 2021. A prefeita Marcia Bin regulamentou a lei que visa a regularização das empresas com o objetivo de combater o descarte irregular de entulhos e realizar a gestão de resíduos sólidos da construção civil no município.

Segundo a secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, a regulamentação é muito importante para a questão ambiental. “Não sabemos quais empresas atuam na cidade e, principalmente, para onde vão os resíduos recolhidos pelas caçambas estacionárias. Precisamos ter esse controle para saber qual é o destino final destes resíduos da construção civil”, afirmou a responsável pela pasta, Claudete Canada.

De acordo com a chefe do poder Executivo, diversas ações já foram adotadas em relação ao meio ambiente e todas estão interligadas. “Recentemente assinei a autorização para que os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) pudessem atuar na fiscalização ambiental, e são eles quem vão fazer esse controle das caçambas, por exemplo. Além disso, esta semana teve início o desassoreamento do córrego Itaim, e estamos trabalhando também para implantar um ecoponto na cidade. Enfim, estamos atentos as questões ambientais relacionadas ao nosso município”, finalizou a prefeita.

O decreto 7.764/2021 visa o credenciamento e o cadastramento de empresas de serviços de coleta de resíduos sólidos de construção civil, estabelecendo os seguintes padrões a serem seguidos: cadastro de transportadores de resíduos inertes; documentação relativa à capacidade Jurídica; identificação da empresa transportadora de resíduos inertes; apresentação da relação de veículos; apresentação de equipamentos; padronização de veículos e caçambas; e adesivo das portas.

FOTO: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá