Início » Campanha contra a gripe já imunizou mais de 2,8 mil munícipes em Poá

Campanha contra a gripe já imunizou mais de 2,8 mil munícipes em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

O município de Poá imunizou mais de 2,8 mil munícipes contra a influenza (gripe), em nove dias de campanha. A vacinação, que teve início no dia 12 de abril, segue diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, em áreas reservadas para evitar aglomerações, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, a estimativa é vacinar 13,8 mil pessoas durante a 1ª fase da campanha, que tem como público-alvo as crianças entre seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas até 45 dias após o nascimento da criança, indígenas e trabalhadores da saúde. “Até o momento, já imunizamos 2.851 pessoas. A meta é vacinar 90% deste público”, informou o responsável pelo departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização é de grande importância para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do coronavírus (Covid-19).

No ato da vacinação, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal com foto. “É importante ressaltar que é necessário respeitar um intervalo de 14 dias entre as aplicações das vacinas contra a gripe e Covid-19. Além disso, mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel”, finalizou Leonardo.

A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.

A campanha de vacinação contra a influenza é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Tito Fuga (rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444 –Vila Jaú), José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270 – Vila Pereta), Santa Helena (rua Men de Sá, 560 – Vila Santa Helena), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88 – Jardim América) e Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá), além do Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146 – Centro).

FOTO: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá