Início » Prefeitura de Poá realiza ações no combate à proliferação da dengue

Prefeitura de Poá realiza ações no combate à proliferação da dengue

Este mês o trabalho está concentrado em imóveis especiais e pontos estratégicos, bem como no atendimento às denúncias dos munícipes

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações no combate à proliferação da dengue. Este mês o trabalho da equipe de Combate à Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, está concentrado nos imóveis especiais e pontos estratégicos do município, com a remoção de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya.

Esta semana, por exemplo, a equipe já visitou ferros-velhos, floriculturas, galpões de reciclagem e o Cemitério da Paz. “Estes são considerados locais que apresentam grande circulação de pessoas e apresentam acúmulos de inservíveis. Por estar chovendo muito, no cemitério, por exemplo, encontramos um vasinho com larva que já foi imediatamente eliminado e a possibilidade do mosquito proliferar aí, já que ele se mantém vivo dentro da água”, explicou o coordenador do setor, Adriano Fernandes.

O responsável explicou ainda que a equipe atende denúncias e solicitações dos munícipes. “Também vamos visitar os locais reclamados por munícipes que chegam pela Ouvidoria Municipal. Normalmente, recebemos denúncias de caixas d’águas irregulares, terrenos baldios, entre outros”, ressaltou.

De acordo com o responsável pela ação, de janeiro a dezembro de 2021, o município de Poá registrou 29 casos confirmados da dengue e não houve óbitos pela doença. Além dos imóveis especiais e pontos estratégicos, o setor também realiza durante quatro meses do ano, a avaliação de Densidade Larvária (ADL), nos bairros residenciais, com o objetivo de coletar larvas para identificar se são do Aedes Aegypti e avaliar o grau de risco de infestação daquela região.

Adriano alerta sobre a importância da participação de todos os munícipes na prevenção da doença. “É importante não baixar a guarda nos cuidados contra esse mosquito. Temos que ficar alerta dentro de casa para evitar qualquer acúmulo de água, que pode formar foco do mosquito. A dengue não existe somente no verão, mas durante todo o ano, principalmente em épocas de chuvas constantes”, enfatizou.

FOTOS: Tatiane Santos – Secom Poá