Início » Prefeitura de Poá inicia trâmites para implantação da Agenda Ambiental

Prefeitura de Poá inicia trâmites para implantação da Agenda Ambiental

Secretaria de Meio Ambiente é a responsável pelo projeto; primeiro passo é a formação do comitê composto por representantes dos departamentos públicos

A Prefeitura de Poá, por meio do Decreto Municipal 8.031/2022, iniciou os trâmites para implantação da “Agenda Ambiental (A3P)”, com o objetivo de estabelecer práticas de sustentabilidade e uso de recursos naturais. Com o documento assinado pela prefeita Marcia Bin, o município se adequa ao que está estabelecido pelo Plano Nacional de Meio Ambiente (PNMA), bem como o Programa Estadual Município Verde Azul.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada, um comitê será formado com representantes de todas as secretarias e departamentos da administração municipal. “Este grupo terá a responsabilidade de construir um sistema de gestão pública sustentável por meio de estratégias para a proteção e o uso racional dos recursos naturais e bens públicos”, disse.

A Agenda Ambiental, segundo Claudete, objetiva o fomento à mudança nos padrões de consumo de bens e serviços na Administração Direta e incentiva a adoção de práticas que melhorem o desempenho socioambiental nas obras públicas. Além disso, estabelece uma pauta contínua para mobilizar e sensibilizar os servidores municipais e terceirizados na mudança comportamental das rotinas administrativas para a redução do consumo de energia, água, materiais em geral, bem como a separação e destinação correta de resíduos gerados nos próprios públicos.

“Todos os critérios socioambientais serão definidos pelo comitê para serem inseridos e aplicados gradualmente em todos os departamentos públicos do município. Serão realizadas campanhas, palestras e treinamentos internos e contínuos com todos os servidores municipais e terceirizados para mobilizá-los e sensibilizá-los com relação à importância da adoção destas práticas”, finalizou a secretária.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá