Início » Prefeitura de Poá firma convênio com Governo do Estado por programa “Rotas Rurais”

Por meio deste programa, o município já foi beneficiado com o “Cesta Verde”, que prevê o envio de duas toneladas de hortifrutis para famílias carentes

A administração municipal de Poá firmou convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, na manhã desta quinta-feira (16/09), para aderir ao programa Rotas Rurais. Por meio da adesão, o município foi contemplado com o programa “Cesta Verde”, que prevê o envio de toneladas de hortaliças, verduras, legumes e frutas para serem destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em reunião com o David Rodrigues e Julio Toshio Nagase, diretor regional e engenheiro agrônomo da secretaria estadual, sede Mogi das Cruzes, respectivamente, a chefe do Poder Executivo firmou o convênio destacando a importância dos investimentos estaduais no município. “Agradeço ao governador João Doria pelos investimentos destinados ao município. Esses programas são de grande valia e beneficiará os munícipes que mais precisam”, destacou Marcia Bin.

Além disso, o programa Rotas Rurais tem como objetivo estabelecer um intercâmbio de informações entre a secretaria estadual e a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, para identificação de vias e estradas rurais e a localização de produção agropecuária para promover o desenvolvimento do programa de Cidadania no Campo.

“O governo do Estado já fez o mapeamento da zona rural poaense e esse material será entregue à administração municipal com o objetivo de desempenhar as ações na região como oficinas, encontros e apoio técnico, bem como criar, organizar e manter o banco de dados atualizado para permitir o acesso dos serviços públicos e privados, que são essenciais às propriedades rurais, entre outras ações”, ressaltou a responsável pela Pasta municipal, Claudete Canada.

Em relação ao programa Cesta Verde, programa que é oriundo do “Rotas Rurais”, o Estado enviará aproximadamente duas toneladas de produtos entre verduras, legumes, hortaliças e frutas, a cada 15 dias, para que possam ser destinadas às unidades de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, bem como paras as entidades assistenciais.

“Esse projeto traz aos pequenos produtores um instrumento de apoio para acesso ao mercado, que neste momento, está retraído ainda por causa da pandemia e, por outro lado, auxilia as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar e terão acesso a um kit balanceado de alimentos do pequeno produtor paulista. Desta forma, garante benefícios aos produtores e as famílias carentes”, destacou a secretária.

AGRO + SP

A prefeita Marcia Bin esteve no Palácio dos Bandeirantes no dia 12 de agosto, para prestigiar o anúncio de diversos programas estaduais voltados ao setor agrícola, dentre eles o Rotas Rurais. A presença no evento, que contou com diversos prefeitos, secretários e deputados estaduais, garantiu ao município a possibilidade de aderir ao programa que, hoje, contempla a cidade com o Cesta Verde.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá