Início » Advogado presenteia município de Poá com a escritura da área do Paço Municipal

Advogado presenteia município de Poá com a escritura da área do Paço Municipal

Municipalidade possuía apenas o decreto de desapropriação da área registrada na década de 60; primeiro documento do terreno tem cerca de 100 anos

“É um momento importante, onde podemos ter o registro de uma pequena parte da história da nossa cidade”. Com esta afirmação, a prefeita poaense Marcia Bin definiu a ação do advogado Carlos Genovezzi que, na manhã desta quinta-feira (16/09), entregou a chefe do Poder Executivo as certidões de escrituras publicas e de transcrições do Registro de Imóveis, da área onde está localizado o Paço Municipal, possibilitando regularidade documental ao patrimônio público.

Ao logo dos 72 anos de emancipação político-administrativa do município, as administrações municipais não tinham em seu poder o registro do terreno de aproximadamente quatro mil metros, localizado na avenida Brasil, 198, Centro. “Havia apenas um decreto municipal de desapropriação, de meados de 1960, feito pelo, então, prefeito José Lourenço Marques da Silva. Tudo teve início quando tive que obter informações sobre uma área situada ao lado do Paço Municipal. Quando solicitei o número da matrícula do terreno com o objetivo de localizar o que eu precisava eu recebi a informação de que não existia o documento”, explicou o advogado.

Diante desta situação, Carlos Genovezzi que é morador do município desde 1970, resolveu iniciar a procura pela matrícula da área e depois de muito “trabalho investigativo”, junto com a também advogada Lenice Dick de Castro, encontrou o documento no 1º Cartório de Mogi das Cruzes. “O primeiro documento desta área é a escritura registrada há quase 100 anos, em 1923, ainda em nome do antigo proprietário. Assim que obtivemos a escritura atual, fizemos questão de entregar para a prefeita Marcia Bin, por entender se tratar de um documento muito importante para o município”, afirmou.

A chefe do Poder Executivo recebeu o documento com muita alegria e parabenizou Genovezzi pela atitude de localizar a escritura e, principalmente, por presentear o município com a entrega do material. “Foi um verdadeiro trabalho de investigação, é impressionante como uma simples solicitação feita com o objetivo de localizar a documentação do terreno vizinho ao Paço, despertou o interesse em localizar registro de uma área pertencente à municipalidade. Em nome da cidade de Poá, agradeço ao senhor Carlos Genovezzi pela iniciativa e carinho pela nossa cidade”, finalizou Marcia Bin.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá