Início » Prefeitura de Poá divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2021

A Administração Municipal de Poá divulgou por meio do decreto nº 7.749/2021, as datas oficiais de feriados municipais e pontos facultativos para o exercício de 2021. A divulgação visa atender a solicitação da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações de Trabalho, com o objetivo de proporcionar aos comerciantes da cidade a possibilidade de planejamento de suas atividades até o final do ano.

Segundo o referido decreto, são feriados municipais o Dia de São Ludgero e Emancipação Político-Administrativa do Município (26 de março), Sexta-feira da Paixão (2 de abril) e Corpus Christi (3 de junho). Como pontos facultativos foram definidos o dia 1º de abril (quinta-feira Santa), 04 de junho (sexta-feira posterior ao Corpus Christi), 6 de setembro (segunda-feira anterior ao Dia da Proclamação da Independência do Brasil), 11 de outubro (segunda-feira anterior ao dia da Nossa Senhora Aparecida), 28 de outubro (a ser comemorado no dia 1º de novembro), 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de ano Novo). O dia 15 de outubro também foi estipulado como ponto facultativo, por conta do “Dia do Professor”, mas direcionado, exclusivamente, aos servidores que ocupam cargos de carreira dos profissionais da Educação no município.

Com as datas citadas acima, somadas aos feriados nacionais, além de um estadual, o município soma 12 feriados e oito pontos facultativos para 2021. “Os feriados nacionais são estipulados por lei, assim como o dia 9 de julho, uma data magna do Estado de São Paulo. É importante divulgar esse calendário de feriados, para que os comerciantes possam se organizar e preparar o seu planejamento. Este ano, assim como em 2020, conta com o fator da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que afeta, negativamente, o trabalho e, consequentemente, o faturamento do comércio. Por isso, a importância de ter esse calendário em mãos”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Alcides Leme.

Vale ressaltar que as datas descritas como feriados e pontos facultativos não afetam os serviços considerados essenciais das Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços Urbanos, bem como da Secretaria de Segurança Urbana, que engloba a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), também com a proteção ao patrimônio da cidade.

FERIADOS 2021

1º de janeiro – Nacional

26 de março – Municipal

02 de abril – Municipal