Início » Prefeitura apresenta peça orçamentária da LOA 2022 em audiência pública

Prefeitura apresenta peça orçamentária da LOA 2022 em audiência pública

Orçamento municipal para o próximo ano está estimado em mais de R$ 352,2 milhões, segundo a Secretaria de Fazenda

Os secretários municipais da Prefeitura de Poá participaram, na manhã desta segunda-feira (8/11), da audiência pública da Câmara Municipal, para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício de 2022, com transmissão online realizada pela Casa de Leis. De acordo com os números apresentados pela secretária de Fazenda, Elisangela Gomes, a estimativa de orçamento para o próximo ano é de R$ 352.262.946,00.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é elaborada pelo Poder Executivo, de acordo com as diretrizes aprovadas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e estabelece as metas e prioridades do Governo para o ano seguinte, além de estar alinhada com os programas e ações para os próximos quatro anos do Plano Plurianual (PPA).

“Uma das nossas principais preocupações é com a Despesa com Pessoal que, no início deste ano, a prefeita Marcia Bin assumiu a gestão com a “Folha dos Servidores” comprometendo, aproximadamente, 70% do orçamento, sendo que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina o teto de 54%. A nossa estimativa para 2022 é que a Despesa com Pessoal esteja em 53,7%, abaixo do teto, mas ainda dentro da margem de risco. Estamos trabalhando para chegar ao limite prudencial estipulado pela Lei que é de 51,3%”, afirmou Elisangela.

A Secretaria de Educação terá maior orçamento com a previsão de investimento de 27%, porcentagem superior a obrigação constitucional de 25%, com previsão de R$ 125.927.621,00. Em segundo está a Saúde que terá um orçamento de 33% dos recursos próprios, mais do que o dobro da obrigação constitucional que é de 15% da arrecadação com o valor de R$ 77.961.542,00.

Participaram da audiência pública o chefe de Gabinete, Bruno Kim, e os secretários Marcio Borzani (Governo e Comunicação), Claudia Cristina de Deus (Saúde), Simone Lacerda (Educação), Lucas Bertagnolli (Assistência e Desenvolvimento Social), Marcos Antonio Favaro (Assuntos Jurídicos) e Sérgio Ruiz Armiliato (Administração), além dos vereadores Emerson Amorim Cassiano dos Santos, Jilmara Quirino dos Santos, Lucas Alves Ferrari, Marcio Barbosa Iglesias, Patrícia Bin de Sousa Sanches, Roberto de Melo Vieira, Rogério Rodrigues Mathias e Saul Pereira de Souza.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá