Início » Prefeita se reúne com Sabesp pela Vila São Francisco e adesão à Unidade Regional

Autarquia dividiu o Estado em quatro setores e Poá foi incluída na Unidade Sudeste; Vila São Francisco receberá infraestrutura no 2º semestre de 2022

A prefeita poaense Marcia Bin assinou na tarde desta quinta-feira (2/12), o termo de adesão para o município ser incluso da Unidade Regional de Serviço de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE) da região Sudeste. A regularização da área da Vila São Francisco, popularmente conhecida como Raspadão, também foi pauta da reunião realizada no Paço Municipal.

De acordo com o responsável da Unidade de Gerenciamento Regional (UGR) do Alto Tietê, Eduardo Camargo Afonso, a Sabesp dividiu o Estado em quatro setores (Sudeste, Centro, Norte e Leste). “A criação das novas regiões tem como objetivo alterar o atual modelo no qual os subsídios do saneamento são isolados e atendem apenas os usuários de uma cidade, gerando desequilíbrio nas taxas para os consumidores. Com a regionalização do saneamento, haverá a implantação de subsídios cruzados entre municípios que compõe a mesma região, o que deve garantir tarifas médias de água e esgoto à população”.

Estiveram presentes na reunião, além da prefeita e do gerente da UGR, os secretários Ricardo Leão (Obras Públicas) e Claudete Canada (Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos) e Milvio Sanchez (chefe de Gabinete), além dos representantes da Sabesp, Maycon Rogério Abreu (Superintendente da Unidade de Negócio Leste), Ricardo Borsari (Diretor Metropolitano da Sabesp), Zemicindo Miguel Mendes (Gerente de Divisão) e Michele Galhardo (Gestora do Planejamento Técnico).

VILA SÃO FRANCISCO

A prefeita Marcia Bin aproveitou a presença do Gerente Regional da Sabesp para solicitar o apoio em resolver a situação da Vila São Francisco, localizada no limite do município com Ferraz de Vasconcelos. “Por meio do Departamento de Habitação de Interesse Social, estamos finalizando a regularização da área e contamos com a Sabesp para levar a investimentos e infraestrutura para o bairro. São cerca de 850 famílias que vivem na área que, atualmente, não conta com água tratada e rede de esgoto. Quero muito ajudá-las e conto com a Sabesp para promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, disse.

Após obter mais informações sobre a Vila São Carlos, Eduardo Camargo sinalizou positivamente à solicitação da prefeita. “Diante da atual situação do bairro, posso afirmar que conseguiremos iniciar o processo já no início de 2022 para começar a execução dos serviços no segundo semestre”, afirmou o Gerente Regional.

A secretária de Meio Ambiente ressaltou que, por meio da Pasta, a Administração Municipal tem atuado junto à Sabesp por melhorias para a Vila São Francisco. “Desde o início da gestão, estamos trabalhando em sintonia e, por meio desta parceria, elaboramos o Plano de Saneamento Municipal, já aprovado pela Câmara de Vereadores, que permitiu o avanço dos trâmites para solucionar o problema de saneamento do referido bairro”, ressaltou.

FOTO: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá