Início » Prefeita Marcia Bin prestigia Painel que celebra os 16 anos da Lei Maria da Penha

Prefeita Marcia Bin prestigia Painel que celebra os 16 anos da Lei Maria da Penha

by Secretaria de Comunicação Secom

Na ocasião, a chefe do Executivo anunciou a entrega de um novo veículo para a Patrulha Maria da Penha para intensificar o combate à violência contra a mulher

O Painel “Avanços e Perspectivas” foi realizado na tarde desta sexta-feira (12/08), no Teatro Municipal Turíbio Ruiz. A iniciativa das Secretarias de Habitação e da Mulher promoveu um bate-papo sobre a atuação e aplicação da Lei Maria da Penha, em alusão aos 16 anos da sua existência, completados no último dia 7 de agosto.

“Este evento se trata de uma ação muito importante. Hoje o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de países que mais mata mulheres no mundo. Precisamos ajustar e aperfeiçoar nossas leis para mudarmos este cenário. Além disso, devemos informar e acolher essas vítimas de violência doméstica ou familiar”, aponta o Secretário de Obras, Ricardo Leão.

Na oportunidade, a prefeita Marcia Bin anunciou a entrega de um veículo novo para a Patrulha da Maria da Penha de Poá. “É mais uma conquista que irá intensificar os trabalhos no combate à violência contra a Mulher. Atualmente, a equipe já faz um excelente atendimento às vítimas e em nome da coordenadora Kelly Aparecida Pedro, aproveito para parabenizar a toda equipe por todo o empenho”, disse.

A chefe do Executivo ressaltou ainda sobre o atraso na elaboração de medidas protetoras para as mulheres e sobre como a comunicação é importante para uma relação saudável. “Uma mulher precisou ficar em uma cadeira de rodas para que ações fossem tomadas. A omissão e a negligência fizeram parte do nosso passado, mas não do nosso futuro. O diálogo se faz muito importante para um casal, ele é uma das principais ferramentas contra a violência e é exatamente o que estamos fazendo aqui hoje”, ressaltou.

O encontro que foi mediado pela assistente social do Departamento de Habitação, Janaina Bueno, e a idealizadora do projeto Mulheres e Sua Voz (MSV), Andrinéia Gomes, teve a participação da Delegada de Polícia, Junia Cristina Macedo; da Coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Poá, Kelly Aparecida Pedro; da advogada e ativista, Sandra Nogueira; da secretária da Mulher, Maria da Graça Chaia Marques, e da cantora Raíssa Bragil.

O evento também contou com a presença da comandante da GCM de Suzano, Rosemary Caxito, e das agentes da equipe da Patrulha da Maria da Penha da cidade vizinha, Almeida e Karina. Também estiverem presentes o Secretário de Cultura, Ariel Borges; o diretor do Departamento de Habitação, Antônio Carlos Pereira Santos, bem como as vereadoras Jilmara Quirino e Patrícia Bin, e o vereador Lucas Ferrari.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá