Início » Prefeita Marcia Bin participa de reunião do Condemat  que marca início do Programa Cidades Sustentáveis

Encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arujá, no Jardim Rincão e contou com a presença de diversas autoridades

A prefeita Marcia Bin participou na manhã desta quarta-feira (19/10), da reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), realizada no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arujá, no Jardim Rincão. O encontro também contou com a participação dos secretários poaenses Ricardo Leão (Secretaria de Obras Públicas) e Claudete Canada (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais).

Entre os principais assuntos abordados estão a apresentação do Caderno de Negócios do Alto Tietê 2022, a atualização do Projeto do Selo de Inspeção Municipal (SIM), apresentação sobre investimentos no corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, pela Concessionária Ecopistas, bem como o início do Programa Cidades Sustentáveis, com a realização de uma oficina exclusiva de capacitação com gestores públicos, técnicos dos municípios e do PCS.

O programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades, integrar as gestões municipais a uma agenda global e fortalecer a implementação das metas da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A parceria foi firmada no dia 17 de agosto, entre o CONDEMAT e o Instituto Cidades Sustentáveis e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em assembleia entre os prefeitos do Condemat realizada na cidade de Mogi das Cruzes.

“Hoje tivemos a participação de representantes de Campinas e Santos, que são cidades referência no programa. As primeiras palestras nortearam as metas do ODS e o ranqueamento no Alto Tietê onde ficamos em 3º lugar este ano. Esta parceria também levará a um sistema informatizado que facilitará ainda mais o nosso trabalho neste sentido. Por este canal iremos alimentar as informações dos indicadores e suas variáveis. Já estamos avançando e este projeto nos fará avançar ainda mais”, ressaltou Claudete.

“O consórcio é o primeiro do Estado a assinar o acordo de cooperação que visa o apoio técnico para avanço de todos os municípios e a melhoria da qualidade de vida na região. Já temos nossas prioridades no município de Poá e trabalharemos estrategicamente para melhorar ainda mais os índices que já apresentamos neste setor e melhorar ainda mais a qualidade de vida do poaense”, finalizou a prefeita Marcia Bin.

Também estiveram presentes os prefeitos Luis Camargo (Arujá), Gustavo Henric Costa – Guti (Guarulhos), Caio Cunha (Mogi das Cruzes), Rodrigo Ashiuchi (Suzano), Vanderlon Oliveira Gomes (Salesópolis) e José Luiz Eroles Freire – Zé Luiz (Guararema), bem como secretários municipais e demais autoridades do Alto Tietê.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá